Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​NATO. Secretário-geral em Lisboa para discutir participação de Portugal

26 jan, 2018 - 10:24

Deslocação insere-se num périplo que está a realizar por vários países aliados, antecedendo a cimeira de ministros da Defesa na sede da NATO, em Bruxelas.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO desloca-se esta sexta-feira a Lisboa para "encontros políticos" com o Presidente da República e ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros e para visitar as instalações militares da organização.

A visita de Jens Stoltenberg Portugal insere-se num périplo que está a realizar por vários países aliados, antecedendo a cimeira de ministros da Defesa na sede da NATO, em Bruxelas, a 14 e 15 de Fevereiro, que deverá aprovar alterações à estrutura de comandos.

Esta deslocação antecede a próxima cimeira de ministros da Defesa, em Fevereiro, no novo quartel-general da NATO, em Bruxelas.

A participação de Portugal em missões NATO, os compromissos assumidos no que respeita à partilha de encargos - os Estados-membros comprometeram-se em 2014 a gastar 2% do PIB em despesas militares até 2024 - deverão estar em cima da mesa das reuniões.

Os encontros com os membros do Governo e com o Presidente da República ocorrem numa altura em que a NATO estuda uma eventual alteração na estrutura de comando, visando responder ao atual contexto de segurança e defesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+