Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Ushi” é a primeira mascote escolar adoptada em Trás-os-Montes

25 jan, 2018 - 10:41 • Olímpia Mairos

Cães e gatos do Centro de Recolha de Animais vão ter à sua espera crianças cheias de carinhos para oferecer. Projecto abrange escolas de cinco municípios.

A+ / A-

Os agrupamentos de escolas de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor vão poder adoptar cães e gatos, no âmbito do projecto “Mascote Escolar”.

A iniciativa é lançada pela associação de municípios da Terra Quente e visa “o envolvimento e a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade para com os animais de companhia, fomentando uma relação de bem-estar benéfica para os estudantes, com melhorias ao nível afectivo e social”.

Os cinco municípios transmontanos ambicionam também contribuir para “o aumento da adopção de animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (canil), transmitindo uma imagem melhorada desta instituição de acolhimento e integração de animais, muitas vezes conotada negativamente”.

Os animais adoptados são “devidamente seleccionados ao nível de comportamento e de estado de saúde”, informa a associação de municípios.

“Estão vacinados, desparasitados e esterilizados” e os “cuidados médico-veterinários e a avaliação clínica periódica ficam a cargo da associação de municípios”, enquanto “os cuidados com a alimentação, higiene e bem-estar das mascotes a cargo dos agrupamentos”.

A primeira mascote escolar, o “Ushi”, foi entregue ao agrupamento de escolas de Carrazeda de Ansiães e “teve à sua espera uma pequena multidão de crianças cheias de carinhos para lhe oferecer”.

Seguir-se-ão entregas nos restantes agrupamentos, incluindo a adopção de um gato por um jardim-de-infância.

Numa segunda fase do projecto, a associação de municípios da Terra Quente pretende alargar a possibilidade de adopção a outras instituições dos cincos municípios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria da GraçaSabina
    27 jan, 2018 Santarém 10:10
    Lindo exemplo,para as crianças gostarem de animais e saberem respeita-los🐕👍😺👍❤🐕
  • aida
    26 jan, 2018 porto 03:30
    Ideia excelente e louvável. Deveria ser adoptada por todos os municípios. Os patudinhos agradecem.
  • Cenas
    25 jan, 2018 Lx 14:02
    Não sei porque é que as empresas não seguem o exemplo.
  • margarida
    25 jan, 2018 porto 13:46
    linda iniciativa louvável ... bem hajam...
  • vitor lopes
    25 jan, 2018 lousada 12:59
    acho muito bem,muito pedagógico,nós agrupamento de escolas de lousada já adotamos uma gata que se encontrava abandonada.já cá está á ano e meio todos lhe damos muito carinho,ela é linda de morrer chama-se.. lea...parabéns e força com essa campanha....
  • Gabriel Pinto
    25 jan, 2018 Bobadela 12:39
    Excelente iniciativa. Espero que este procedimento se estenda ao resto do país. Ao mesmo tempo seria bom que os professores sensibilizassem os alunos e respetivos pais para o não abandono de animais e o que isso implica, e que quando quiserem tem animais de companhia, visitassem os canis, pois existem por lá muitos "amigos" que gostariam de fazer parte das suas famílias (e hoje, até já de raça pura). Um grande bem haja para os municípios que tiveram esta bonita e louvável iniciativa.
  • Carlos Silva
    25 jan, 2018 Albufeira 12:13
    Lindo. Espero que durante as suas vidas as mascotes tenham sempre os cuidados e carinhos que merecem.
  • maria
    25 jan, 2018 Setúbal 11:24
    ou seja o animal só tem carinho de 2º a 6º feira ou no fim de semana alguma criança o leva para casa?
  • Vigia Coelhos
    25 jan, 2018 Lisboa 11:08
    Ora aí está uma iniciativa de futuro!

Destaques V+