Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​ADSE prestes a fechar nova tabela de preços

23 jan, 2018 - 13:16

As mudanças prevêem que os beneficiários paguem menos quase 13 milhões pelos serviços de saúde.

A+ / A-

A nova tabela de preços da ADSE fica fechada até ao final da semana e entra em vigor a 1 de Março. O objectivo é reduzir o custo dos encargos do subsistema de saúde dos funcionários públicos em cerca de 30 milhões de euros este ano e também corrigir algumas práticas de facturações excessivas.

A notícia é avançada na edição desta terça-feira do “Diário de Notícias”. De acordo com o jornal, as mudanças prevêem também que os beneficiários paguem menos quase 13 milhões pelos serviços de saúde.

Ouvido pela Renascença, o dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESAP) José Abrão considera a medida adequada e benéfica para os beneficiários da ADSE.

“Isto vai no sentido de não haver agravamento aos co-pagamentos dos beneficiários quer seja em consultas do regime geral, em análises clínicas, em exames de diagnóstico. Portanto, acabou por resultar uma tabela onde não há aumentos das consultas e há até alguma redução por parte do pagamento dos beneficiários e dar um pouco mais de verdade combatendo o desperdício, o exagero e o abuso por parte de algumas entidades que vêm prestando serviços à ADSE”, argumenta.

Já Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), considera as alterações importantes, mas vê sobretudo vantagens na redução de custos para o sistema do que na poupança directa para os beneficiários.

“Tudo o que é controlar o funcionamento do sistema que permita poupanças, é bom”, refere, destacando ainda a “aproximação de preços daquilo que são as práticas ADSE aos preços praticados no SNS, o que faz sentido”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+