Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ferro Rodrigues defende “mudanças estruturais adiadas há demasiado tempo”

23 jan, 2018 - 01:26

Presidente da Assembleia da República diz ao PS que ainda é cedo para pensar em eleições.

A+ / A-

O PS não deve pensar já em eleições, disse esta segunda-feira Ferro Rodrigues aos deputados socialistas.

O presidente da Assembleia da República falava no habitual jantar das jornadas parlamentares do partido, que estão a decorrer em Coimbra.

Com o primeiro-ministro, António Costa, a ouvir, Ferro Rodrigues disse que este ano deve ser aproveitado para fazer reformas.

“Há um tempo próprio para pensarmos em eleições. Bem sei que está na moda a antecipação dos calendários, mas é verdade que em 2018 não estão previstas eleições. Os portugueses não compreenderiam que, por tacticismos pré-eleitorais, este ano não fosse aproveitado para fazer avançar mudanças estruturais adiadas há demasiado tempo. Não aquelas mudanças estruturais que nos querem impor, mas as que Portugal exige. É isso que os portugueses esperam dos seus representantes”, disse o antigo líder do PS.

Aos deputados socialistas, Ferro Rodrigues alertou ainda que a exigência dos portugueses “não vai diminuir, vai aumentar”.

“Todos sabemos que não basta um bom ciclo económico para garantir a solidez política de uma governação. É condição necessária, mas não é suficiente. Exemplos de partidos de governo que não se afirmam politicamente, apesar dos bons resultados económicos, são abundantes especialmente na nossa família política europeia. Na política democrática contemporânea os factos não falam por si, faz parte do jogo democrático cada força política defender os seus pontos de vista. É aqui que entra o papel insubstituível dos partidos políticos que suportam os governos, desde logo o PS”, declarou.

O presidente da Assembleia da República avisa, também, contra a politica de casos e os ataques pessoais com que não se pode pactuar.

“A oposição reorganizou-se democraticamente, os partidos que suportam o Governo estão estáveis e de boa saúde, Portugal não é uma democracia de casos, mas há quem queira que seja. Como digo há muitos anos, não podemos alinhar com a política de casos, com os ataques aos deputados, ao Parlamento e à democracia representativa. Os portugueses sabem bem que só recorre ao ataque pessoal quem não tem argumentos políticos. Este é o tempo certo para a grande política, aquela que muda para melhor a vida das pessoas e a reconcilia com a democracia”, sublinhou Ferro Rodrigues no jantar com os deputados do PS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+