Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fim de atestados para baixas até três dias é ideia que não agrada a médicos e utentes

18 jan, 2018 - 14:41 • Liliana Carona

A Ordem dos Médicos propôs ao Ministério da Saúde acabar com os atestados médicos de curta duração, até três dias. No Centro de Saúde de Gouveia, utentes e médicos mostram-se contrários à ideia.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos propõe acabar com os atestados médicos de curta duração, até três dias, por considerar que a medida pode descongestionar urgências e centros de saúde e uma auscultação feita pela Renascença no Centro de Saúde de Gouveia, utentes e médicos tendem a discordar da proposta.

Médico há mais de 30 anos, Gil Barreiros desconhece em rigor proposta da Ordem dos Médicos, mas, face ao que ouviu, manifesta discordância e levanta algumas questões.

“Há situações clínicas que se podem revolver em dois/três dias e pode haver situações clínicas que justifiquem que o trabalhador tenha baixa. Então, nesses casos, como se faz? Não vão trabalhar? Não podem? A entidade patronal não paga? Tem falta injustificada?”, questiona Barreiros.

Para o médico de Gouveia, o cenário proposto pela Ordem dos Médicos “vai fazer cair-se numa situação de ilegalidade, porque, então, passa-se o atestado para quatro ou cinco dias", pelo que "não se vê como essa medida descongestione urgências".

Opinião diferente tem a utente Elisabete Almeida, 45 anos, empregada de escritório. “A ter que pedir baixa, não é para três dias, que é pouco,. Tem que se ter motivo válido de saúde e não se justificam três dias”, declara.

Goreti Ferreira, 40 anos, operária fabril, tem dois filhos e não concorda com a ideia da Ordem dos Médicos: “Eu acho que está mal, porque se uma pessoa está doente precisa de apoio em todos os aspectos. Se apanhas uma febre e não podes ir trabalhar, porque não ficas em casa só três dias e ao quarto já vais trabalhar?”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sílvio
    18 jan, 2018 Porto 17:56
    Esses 3 dias já não são pagos, com excepção de baixa para assistência a filhos menores, que é paga desde o 1º dia. Tem é que se arranjar mecanismos para justificar a falta perante a entidade patronal, para não ser considerada falta injustificada. Agora por apanhar uma borracheira por exemplo no fim de semana, e ficar KO na segunda-feira, (se é que ficou) não é muito correto ir pedir baixa, atrapalhando aqueles que lá estão por real necessidade (ou seja, aqueles que estão mesmo doentes), e que já estão a infestar o local de vírus e bactérias. Aí é que se fica mesmo doente a sério.
  • John
    18 jan, 2018 Porto 17:32
    Caros Senhores o Bastonário no meu entender deixou-se vender pelos lobys do capital. É absurdo esta proposta porque anda por ai multinacional que querem fazer dos trabalhadores escravos. E não chega que até querem tirar as despesas de quem esta doente para ver se eles morrem no trabalho. Que loco de Bastonário como ele tem tudo os trabalhadores tem que ser escravos quanto recebeu das grandes empresas esse Senhor?
  • 18 jan, 2018 17:31
    Claro que em certos casos 2 ou 3 dias resolve se o probema...estão cada vez piores
  • Nita
    18 jan, 2018 Lisboa 16:51
    Lucas e Maria. não lhes saia o tiro pela culatra!
  • Maria
    18 jan, 2018 Porto 16:35
    Mudem, mudem tudo e mais alguma coisa!! Com este "Bloco" no (des)governo o que interessa é fazer ondas. E depois Nós nem nos apercebemos (parece) - é que tudo está mais caro, agora é a ADSE que também vai ser mexida, estamos a perder por todos os lados e estamos convencidos que só estamos a ser beneficiados. Aprendam a fazer contas Por Favor!!! Começa a ser demais, Senhores!!!!
  • litos
    18 jan, 2018 coimbra 16:31
    quando se esta com gripe ou outra doença infecciosa devia a baixa ser de 5 dias ate a pessoa estar total mente recuperada e o medico é que devia ir ao domicilio talvez assim não existisse tanta contaminação
  • maria
    18 jan, 2018 16:19
    Parece boa ideia. Assim como assim os 3 primeiros dias já não são pagos.
  • Lucas
    18 jan, 2018 Lisboa 15:43
    Depois venham com a treta que são mal pagos. Cambada de calões 3 dias de baixa e dá um semana de férias...o fim de semana só produz virus.
  • Jorge
    18 jan, 2018 Seixal 15:41
    A ordem dos médicos está a cair no ridículo com este bastonário.

Destaques V+