Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Adolescente palestiniana que bateu em dois militares israelitas vai continuar detida

17 jan, 2018 - 19:17

Ahed Tamimi tornou-se num simbolo da resistência palestiniana.

A+ / A-

A adolescente palestiniana Ahed Tamimi, que bateu em dois militares israelitas, vai continuar detida até ao final do julgamento.

A decisão sobre a rapariga de 16 anos foi anunciada esta quarta-feira por um tribunal militar de Israel.

O ministro israelita da Defesa, Avigdor Lieberman, elogiou o tribunal por manter Ahed Tamimi sob custódia.

“Israel não vai permitir que façam mal aos seus soldados e quem o tentar fazer vai pagar um preço elevado”, escreveu Lieberman na rede social Twitter.

Ahed Tamimi foi detida a 15 de Dezembro, depois de enfrentar um oficial israelita e um soldado, em frente à sua casa numa aldeia da Cisjordânia.

Um vídeo mostra a adolescente a dar uma bofetada no oficial e um murro na cara do soldado.

Os dois homens, que também foram pontapeados, envergavam capacetes e equipamentos de protecção.

Tentaram defender-se dos golpes da rapariga e não responderam com violências às agressões.

De acordo com a organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional, a altercação aconteceu no mesmo dia em que um primo de Ahed Tamimi foi atingido na cabeça por uma bala de borracha disparada por um soldado israelita.

A jovem foi acusada de vários crimes, incluindo agressão agravada, arremesso de pedras e incitamento à participação em “motins violentos”.

Ahed Tamimi tornou-se num símbolo da causa palestiniana e motivou um debate em torno da política de detenção de adolescentes.

Um comentador do jornal israelita “Haaretz” considera que o Governo judaico pode estar a criar uma “Joana d’Arc palestiniana”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    18 jan, 2018 Seixal 16:21
    Se a extraditarem para os estados unidos o Trump condena-a à morte e no dia a seguir diz que é mentira.
  • RR/DA TRETA
    18 jan, 2018 rqtparta 12:01
    P.Clh a vossa estação merece tanto respeito como os comentários que n/s/publicados. Parv
  • P/RR
    18 jan, 2018 do r-q-t-parta 11:26
    Então onde está o meu comentário? Quantas vezes terei que repetir isto, Rr (fascistas)Onde está o respeito pelos outros quando vocês nem respeitam a liberdade de expressão, em de pensamento de quem comenta? Onde é que está qui o respeito quando vocês não publicam quem escreve? Este espaço deixa muito a desejar, mas vou continuar a aborrecê-los com os meus comentários. Então é assim? Alguém vem para aqui criticar quem quer travar a violência e ainda dizendo que só eles é que podem assassinar? E então aqueles que atiram pedras e andam sempre em motins de violência, estes é que têm razão? Depois quando faço a critica a quem pensa assim, o meu comentário não é publicado. Isto é a democracia das bananas. Sinceramente! Se isto não é estupidez, então já não sei o que significa
  • tuga
    18 jan, 2018 Lisboa 08:42
    Só os judeus podem assassinar à vontade que ninguém lhes toca!!!!! São donos do mundo!!...quem é dono do Deus dinheiro .....a que manda em tudo e todos!!.
  • carlos almeida
    18 jan, 2018 Lisboa 00:28
    Assim se vê a cobard

Destaques V+