Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento da Catalunha tem novo presidente

17 jan, 2018 - 13:29

Roger Torrent é apoiado pelos independentistas.

A+ / A-

O parlamento catalão elegeu, esta quarta-feira, Roger Torrent como presidente, com os 65 votos dos três grupos independentistas, enquanto o candidato do Cidadãos, partido mais votado nas eleições regionais de Dezembro, recebeu 56 votos.

A eleição do novo presidente do "parlament" decorreu à segunda volta e contou com votos favoráveis dos independentistas, que totalizam 70 lugares - 34 dos JxCat (Juntos Pela Catalunha, direita separatista), 32 de ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) e quatro da CUP (Candidatura de Unidade Popular, extrema-esquerda antissistema). Houve, ainda nove votos em branco.

Puigdemont já reagiu à eleição de Torrent. "Muitas felicidades, Roger Torrent. És um presidente digno do Parlamento da Catalunha. Estou convencido de que exercerás o cargo com nobreza e valentia, protegendo as instituições e o país", escreveu no Twitter.

Torrent tem 38 anos e entrou na juventude partidária da Esquerra Republicana em 1998. Desde 2007 que é o presidente de Sarrià de Ter, em Girona. Cumpre agora o seu terceiro mandato como deputado. Apesar de independentista, não decorre contra si nenhum processo em tribunal.

Ele já referiu que o seu grande objectivo é "voltar a pôr a instituição [o Parlamento da Catalunha] ao serviço da cidadania e não das forças do [artigo] 155 e materializar o mandato democrático que surgiu das urnas no passado 21-D".

Através do artigo 155, o governo espanhol assumiu o controlo da governação da Catalunha. A 21 de Dezembro de 2017, foi realizado o referendo em que se votou pela independência da região.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+