Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Antigas escolas primárias dão lugar a habitação social

11 jan, 2018 - 12:07 • Olímpia Mairos

O objectivo da autarquia de Sabrosa é rentabilizar e modernizar património sem funcionalidade, para servir a comunidade

A+ / A-

A Câmara Municipal de Sabrosa vai reabilitar 14 antigas escolas primárias do concelho para habitação social.

Os edifícios, propriedade da autarquia, estão fechados desde 2009, altura em que foram desactivados na sua função, devido à reorganização escolar centrada nos agrupamentos escolares.

A medida visa “ajudar as famílias mais carenciadas, fixar pessoas nas aldeias e evitar a degradação dos edifícios”, explica o presidente da autarquia, Domingos Carvas.

Neste concelho do Douro, onde o turismo tem vindo a crescer, o reaproveitamento dos imóveis contempla também o turismo, o associativismo e a cultura. Foi o que aconteceu com a antiga escola primária de Gouvães que foi transformada no “Lugar das Letras”, uma unidade de turismo que, em 2015, foi classificada pelo jornal britânico "The Guardian" como uma das 40 melhores casas de férias da Europa.

Os edifícios das antigas escolas de Celeirós do Douro e Vilarinho de São Romão foram concessionadas como unidades de alojamento turístico.

Segundo o autarca “a adaptação dos edifícios para alojamento turístico visa criar uma oferta no concelho direccionada para um segmento turístico específico, em particular o alojamento ‘low cost’”.

A antiga escola de Provesende vai ser transformada num restaurante, para “dar resposta ao crescente fluxo de visitantes que a localidade regista”, acrescenta o autarca.

Os restantes edifícios estão a ser entregues a associações recreativas, culturais e desportivas do concelho.

Casa nova para família carenciada

Estão concluídas as obras de reabilitação e adaptação da antiga escola primária de Vilela do Douro num T3 habitacional.

A intervenção durou cerca de três meses, custou 15 mil euros, seguindo-se agora o cumprir de todos os procedimentos administrativos para a abertura das respectivas candidaturas à sua ocupação.

A prioridade é dada a famílias carenciadas e identificadas pela acção social do município.

O Presidente, Domingos Carvas, considera esta obra “como uma iniciativa importante, dado o fim a que se destina, e que reabilitou e modernizou um património sem funcionalidade, e que agora vai servir a comunidade, numa nova vertente ao mesmo tempo que se preserva a memoria colectiva de várias gerações que por ele passaram.”

Esta foi a terceira escola primária do concelho a ser transformada em habitação, depois dos edifícios de Feitais e de S. Martinho de Anta, seguindo-se no futuro, a antiga escola de Chanceleiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    11 jan, 2018 Coimbra 15:34
    Uma boa ideia! Ainda bem que há quem se preocupe em preservar e reutilizar edifícios públicos. Na zona onde moro a maioria estão ao abandono e a degradarem-se. Porém depois a A Câmara Municipal de Sabrosa, deve impor uma clausula que obrigue os respectivos beneficiários a zelar pelas condições da casa, Infelizmente sabe-se e vê-se que quem vive em casas sociais, deteriora facilmente as habitações que lhes são atribuídas, porque não lhes impõem regras de utilização.

Destaques V+