Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Crianças enfrentam perigos no percurso casa-escola

09 jan, 2018 - 13:22 • Olímpia Mairos

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto da Criança na Cidade dizem que espaços da cidade não foram pensados para a mobilidade das crianças.

A+ / A-

Um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em colaboração com o Instituto da Criança na Cidade, alerta para os perigos que as crianças enfrentam no percurso casa-escola, porque os espaços das cidades não foram pensados para a sua mobilidade.

Os investigadores consideram que “nos processos de planeamento das cidades e políticas de promoção da vida saudável, há uma absoluta desconsideração pelas crianças, que estão cada vez mais sujeitas a grandes perigos nos espaços urbanos”.

“As nossas ruas e avenidas são, por norma, desenhadas para o automóvel e raramente permitem um acesso atractivo e seguro entre casa e escola”, acrescenta a arquitecta paisagista Andreia Ramos.

No que concerne à mobilidade e interacção social das crianças na cidade, a UTAD concluiu que o grau de independência das crianças “é inexistente”, e que a sua vivência é “constantemente mediada pelos adultos, gerando “receios relativamente à sua segurança pessoal e inibindo oportunidades para a descoberta e para a experiência”.

Segundo Andreia Ramos, autora do estudo, feito no âmbito do curso de mestrado em Arquitectura Paisagista, “as crianças parecem conceber a rua como o espaço do automóvel, e por isso, considera-se urgente recentrar a rua nos peões e especificamente nas crianças, para os casos dos percursos casa-escola”.

No estudo recomenda-se “maior atenção ao conceito de zonas de coexistência, o que pressupõe a partilha dos espaços urbanos por diferentes utilizadores e tipos de meios de transporte”, devendo ser dada “prioridade ao peão e outros modos de deslocação suave”, nos percursos casa-escola.

Recomenda também o estudo que haja “maior empenho na educação e sensibilização da população para a importância da mobilidade das crianças na cidade”, até porque se prova que “a grande maioria das crianças, se tivesse voz no momento da tomada de decisão sobre o seu modo de deslocação, optaria pelos modos suaves, uma escolha justificada pelo apreço pela liberdade”.

Para o arquitecto paisagista Frederico Meireles, director do mestrado, “o desenho do espaço exterior inclusivo das crianças deve ser ecologicamente correcto, esteticamente atractivo e reforçar o sentido de comunidade, o que de resto constitui o sistema de valores da arquitectura paisagista”.

O Instituto a Criança na Cidade é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2015, que junta arquitectos, arquitectos paisagistas, educadores, professores, psicólogos, médicos, enfermeiros e advogados e quer contribuir para a construção dos alicerces que erguem o desenvolvimento integral da criança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • KANDONGA
    09 jan, 2018 cuba 14:45
    No meu tempo ( 1958) quando tinha 6 anos ia sózinho a pé para a escola primária que ficava a quase 2 Km e nunca tive qualquer problema, mas também as pessoas, a maior parte analfabetas, mas tinham principios morais e outros valores que hoje raramente encontramos neste regime de ladroagem corrupto e de vigarice dito democrático ,mas onde quase todos sao doutores mas mula russa.
  • TUGA
    09 jan, 2018 Lisboa 14:01
    Crianças??? a insegurança é total.....ninguém está seguro em lado nenhum!!!! rouba-se novos, velhos, matam-se pessoas vale tudo, polícia?? nem vê-la!!!... por um lado com razão os juízes soltam todo o lixo, ministério da justiça?? existe para dar graça. Fronteiras escancaradas o PCP/BE ainda legalizaram mais cadastrados...havia poucos... cada um está entregue a si próprio. (comentário para ser censurado). diz verdades!!!......!!!!! é populista.

Destaques V+