Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tradição de aldeia portuguesa cria polémica no estrangeiro

08 jan, 2018 - 23:19

Desta vez não são as touradas… A aldeia em que se encoraja crianças a fumar tornou-se uma sensação na internet.

A+ / A-

Não seriam muitos os portugueses que conhecem bem a aldeia de Vale de Salgueiro, em Trás-os-Montes, menos ainda os estrangeiros, mas esta semana tudo mudou com uma reportagem de uma agência internacional a tornar a terra famosa, mas também polémica.

Em causa estão as festas da Epifania que têm a particularidade de durante três dias as crianças serem encorajadas a fumar.

A reportagem da Associated Press, replicada em milhares de publicações por todo o mundo, é acompanhada de um vídeo em que se vê várias crianças de cigarro na mão, divertidas a fumar. Os pais dizem que é tradição, mas que não sabem nem desde quando nem porquê.

A agência diz que a tradição abrange miudagem com cinco anos ou mais e nas caixas de comentários dos sites onde a notícia foi publicada os leitores dividem-se entre os que acham piada à tradição, os que dizem que os estrangeiros não têm nada que criticar a cultura dos outros e os que se revelam chocados por uma prática tão nociva ser promovida entre os mais pequenos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+