Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. Supremo mantém Junqueras na prisão

05 jan, 2018 - 12:58

O antigo "número dois" de Puigdemont está preso desde Novembro de 2017 e é acusado de rebelião contra o estado espanhol.

A+ / A-

O Tribunal Supremo espanhol decidiu, esta sexta-feira, manter o ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, em prisão preventiva por considerar haver risco de reincidência nos crimes pelos quais está a ser investigado.

Os três magistrados rejeitaram assim recurso apresentado pelo antigo "número dois" do governo catalão por considerarem que não há indícios de que o líder da Esquerda Republicana da Catalunha não abandone a sua actividade na reivindicação da independência da região.

Junqueras está detido desde Novembro de 2017 pelo seu envolvimento na organização da consulta popular, classificada como ilegal, sobre a independência da Catalunha, em Outubro desse ano, bem como no envolvimento na declaração unilateral da independência face ao Estado espanhol.

A decisão deve impedir Junqueras de poder tomar posse na abertura da nova sessão do Parlamento regional da Catalunha, marcada para dia 17 de Janeiro e complica a vida à maioria independentista, que ainda procura um candidato a presidente do Governo regional que não esteja detido ou no estrangeiro.

Foi precisamente do estrangeiro que Carles Puigdemont, o anterior presidente do Governo regional e principal rosto do movimento independentista, publicou uma mensagem na sua conta do Twitter, dizendo que "Existe um conflito entre a Catalunha e Espanha que tem de ser resolvido. Sempre optámos pela paz e pelo diálogo", escreveu.

Pouco depois escreveu que "O Supremo Tribunal de Espanha é um escândalo que envergonha qualquer democrata com um mínimo de sentido de justiça. Agora, mais do que nunca, o nosso apoio ao vice-presidente Junqueras".

[Notícia actualizada às 18h46]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+