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Electricidade. EDP admite facturas elevadas, mas diz que há poucas reclamações

03 jan, 2018 - 08:20

Leituras feitas pela empresa têm erros e dão origem a facturas com montantes de milhares de euros.
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São vários os clientes da EDP que se queixam de erros na leitura dos contadores, que levam a valores exorbitantes de cobrança. A empresa admite a falha, mas diz que “não foi registado um aumento no número de reclamações por erro de leitura nos últimos meses”.

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do “Jornal de Notícias”, que apresenta alguns casos concretos de clientes que foram surpreendidos com facturas de milhares de euros para pagar.

Um deles é o proprietário de uma pastelaria, que costuma pagar 700 euros por mês e recebeu, no mês passado, uma conta de quase quatro mil euros.

Segundo o jornal, entre as últimas queixas que chegaram à associação do consumidor Deco está a de um consumidor que afirma que a EDP “conseguiu ler valores muito superiores [em 11 de Dezembro] aos que constam no dia de hoje [17 de Dezembro]”. E, depois, de indicar os valores concretos, conclui que “o valor facturado subiu e muito”.

Uma outra cliente lesada afirma que contactou a empresa e que a resposta que recebeu foi que “é uma empresa à parte que faz as leituras e que eles simplesmente aceitam os valores que lhes são transmitidos”. Aconselham, por isso, os clientes “a dar a contagem”.

Questionada pelo JN, a EDP diz que o número de casos de reclamação sobre leituras e consumos que chega ao grupo é reduzido” e que “não foi registado um aumento no número de reclamações por erro de leitura nos últimos meses”.

Em entrevista à Renascença, no final de Dezembro, o secretário de Estado da Energia anunciou que, a partir de Janeiro os consumidores podem regressar ao mercado regulado se considerarem que o preço é mais vantajoso.

Com o ano novo, o preço da electricidade desceu para os clientes que se mantiveram no mercado regulado e registou um aumento de 2,5% na EDP Comercial.

Comentários
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  • Joao Carlos P.Martin
    10 mai, 2018 Caldas da Rainha 20:23
    ainda estamos em Maio 2018 e já paguei à EDP 1721,97€ e mais uma factura com ordem de corte no valor de 685,72 uma casa normal sem piscina nem nada que se pareça. Como é possível ter orçamento para tal
  • Carlos alberto lopes
    08 mai, 2018 Rua fo zambujeiro 2500 389 caldas da rainha 19:39
    Estou muito desiludido com a edp desde que me mudaram o contador para o novo a minha fatura duplicou en 2016 2017 paguei 980 euros este ano paguei 1.700 euros são contas exorbitante não concordo com uma situação destas somos so duas pessoas em casa e nem temos aquecimento eléctrico é uma vergonha o prisidente mexias ganhar tanto a custa do nosso suor o zé povjnho é que tem de pagar tudo reclamei para verificarem o contador disseram me que tinha de pagar 100 e para verificarem se avia uma anomalia o contador é da edp roubam nos um maximo e ai da temos de pagar para verificarem o contador é incrivel mesmo vão roubar para o rail qje os partam todos é demais o que a Edp anda a fazer com os clientes estive 50 anos na França nunca paguei mais de 50 e por mes aqui neste pais triplica como este pais ade ir para a frente com tanto gatuno
  • M.Ribeiro
    01 mai, 2018 Lisboa 00:12
    EDP facturas elevadíssimas. Acertos de desde novembro aparecem em abril .fazem acertos sem ser em conta certa porque lhes apetece e mandam conta de 1800 euros. EDP comercial e EDP distribuição dessincronizadas atendimento telefónico incompetente..Em contas normais mensais não tem que haver acertos. Só na conta certa que não é o meu caso.Com todos estes procedimentos departamento da EDP o melhor é mudar para outra
  • Helga Lopez
    12 mar, 2018 Amora 18:14
    As de luz têm vindo a aumentar de mês para mês chegando ao ponto de centenas de euros , sendo impossivel cpntinuar a pagar um serviço que não se justifica .Eu e o meú marido passamos a maior parte do tempo no trábalho .Nao temos aparelhos condicionados nem coisas do genero por isso vou mudar de operadora .. ISTO É UMA RECLAMAÇÃO NÃO UMA JUSTIFICAÇÃO .
  • Idalina Monteiro
    03 jan, 2018 Beja 23:05
    Afinal a luz nao vai baixar publicidade enganosa. Quase nos obrigatam a mudar para o mercado liberalizado...e mudei mas agora vai aumentat...estou a pensar mudar para o regulado será que posso. Pago muito de luzpo muito que poupe não baixa. Reclamar? Para quê ? A edp tem sempre razão.
  • Alfredo Laranjinha
    03 jan, 2018 Alcaide 19:22
    Levei ONZE MESES para resolver um problema de erro de leitura que acabou quando pus a edp em tribunal e...ganhei.
  • Rogério Bento
    03 jan, 2018 Lisboa 18:21
    E a "entidade reguladora "onde anda?Anda a mandar o pessoal a fazer simulações, que sabe de antemão que são complicadas, visto que a Edp tem o monopólio, e as pessoas têm medo de pseudo mudanças. Não há quem nos valha neste país eco.
  • anabela oliveira
    03 jan, 2018 Almada 15:35
    No meu caso apos um atrazo de 2 meses em q, segundo a Edp,a culpa foi dos ctt ,em nao me enviarem a conta de luz recebi um postal de corte.3 dias depois fui pagar.disseram q n iam ligar como pedi pq o contatto tinha cessado pela parte da edp.Se quizesse voltar a ter contsdor teria q fazer um nivo contato apos ir as finançasactualizar a caderneta predial.isto em Maio di ano passado.Desde entao recebo cartas e msg de mais q uma entidade a cobrar a despeza entre...maio e setembro de um contador q eles mesmisc renuncuaram ao contrato.falei c a edp no pragal-Almada.disseram q a queixa ficava anotada.p n ligar as "ameaças",mas td continua.Foi la um jovem da edp fazer a contagem...do contador q n tem contrato por desistencia da edp.. e concluiu q eke devia ter problema pq n tinha contagem devia estar...avariado.isto depois de lhe ter contado.q o contador nao contava.... pq eles deram baixa,nao eu e ja n havia contrato..m
  • 03 jan, 2018 15:25
    É falta de sivismo neste pais onde tem ganhos elevados Mesmo assim .nao param de fazer aumentos..Só roubar
  • SERGIO MACHADO
    03 jan, 2018 Oeiras 15:00
    Ainda por cima a EDP goza com os consumidores.....