Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Onda de protestos no Irão

30 dez, 2017 - 11:33

Milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades para protestar contra o aumento dos preços e as políticas do executivo.

A+ / A-

O Irão está a ser palco de uma onda de manifestações de contestação e de apoio ao Governo.

Na sexta-feira, milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades para protestar contra o aumento dos preços, as políticas do executivo e os líderes religiosos da República Islâmica.

A polícia carregou sobre manifestantes na cidade de Kermanshah, onde um sismo matou 600 pessoas em Novembro, e na capital Teerão há registo de várias detenções, avança a agência de notícias Fars.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a presença de um forte dispositivo policial nas ruas de Teerão e de outras cidades.

A administração norte-americana já condenou as detenções. “O Governo iraniano deve respeitar os direitos das pessoas, incluindo o direito de se expressarem”, referiu a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Já este sábado foram realizadas manifestações de apoio ao Governo, para assinalar o fim da revolta que abalou o país em 2009.

A televisão estatal mostrou imagens de um desfile em Teerão e em Mashhad, a segunda maior cidade do país, com as pessoas a exibirem tarjas com mensagens de apoio ao líder supremo, o ayatollah Ali Khamenei.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+