Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Bruxelas quer que transição termine em Dezembro 2020

20 dez, 2017 - 11:40

O Reino Unido sai da UE às 23h00 do dia 29 de Março de 2019.

A+ / A-

A Comissão Europeia adoptou, esta quarta-feira, as orientações para a segunda fase das negociações do Brexit, incluindo o estabelecimento de um período de transição que termina a 31 de Dezembro de 2020.

“O período de transição é útil, permite que as autoridades britânicas se preparem”, disse, em conferência de imprensa, o negociador-chefe da UE para o Brexit, salientando que o fim deste período coincide com o final do actual Quadro Financeiro Plurianual.

“A transição faz parte do acordo de saída”, sublinhou Michel Barnier.

As orientações hoje adoptadas reiteram que o Reino Unido continua a ser um membro de pleno direito e dever até ao dia 29 de Março de 2019, aplicando-se o acervo da UE na sua totalidade e a competência do Tribunal de Justiça europeu.

Os líderes da UE aprovaram, no dia 15, o avanço para a segunda fase das negociações do Brexit.

Às 23h00 do dia 29 de Março, de 2019, o Reino Unido deixa a União Europeia. A data foi anunciada pela primeira-ministra britânica em Novembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+