Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal chumba Taxa de Protecção Civil em Lisboa

19 dez, 2017 - 12:53

A Câmara Municipal de Lisboa já foi notificada da decisão e está, ainda a analisar a decisão judicial. A autarquia poderá ser, contudo, obrigada a devolver o dinheiro cobrado.

A+ / A-

O Tribunal Constitucional chumbou a aplicação da Taxa Municipal de Protecção Civil, em Lisboa. A notícia já foi confirmada à Renascença por fonte da autarquia.

A Câmara Municipal de Lisboa já foi notificada da decisão. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, já marcou uma conferência de imprensa para as 14h00.

A taxa entrou em vigor em 2015, foi cobrada igualmente em 2016 e este ano. Para 2018, a câmara de Lisboa contava arrecadar cerca de 18,9 milhões de euros. A taxa de Protecção Civil veio substituir a taxa de conservação e manutenção dos esgotos, que se juntou à do saneamento.

A autarquia ainda está a analisar a decisão judicial mas a Câmara poderá ser obrigada a devolver o dinheiro cobrado.

O chumbo do Tribunal Constitucional pode ainda obrigar a uma revisão do orçamento municipal.

No dia 14, a Câmara Municipal de Lisboa chumbou três propostas apresentadas por PSD, CDS-PP e PCP no sentido de revogar esta mesma taxa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ângela Cristina Silv
    24 dez, 2017 Tondela 20:57
    Oh Medina ... A torneira secou? Agora aplica-se taxas de Proteção Civil onde é que já se viu... Pobres de espírito sem comentários . Andamos a pagar os nossos impostos para aplicar taxas á proteção civil?
  • Alberto Sousa
    19 dez, 2017 MONTIJO 15:50
    Paga. Despaga. Paga. Despaga. Por isso eu não pago.
  • Luís
    19 dez, 2017 Vila Real de Santo António 15:06
    Em Vila Real de Santo António tambêm pagamos TAXA de PROTEÇÃO CIVIL. Queremos que nos devolvam o dinheiro de essa e das TAXAS FIXAS na FATURA da ÁGUA.
  • emigrante
    19 dez, 2017 Londres 14:30
    Está na hora da esquerda começar a atacar o tribunal constitucional.
  • Filipe
    19 dez, 2017 évora 14:21
    O Estado hoje chupa mais impostos que na época dos Reis ! Nadam em receitas de impostos , só assim conseguem manter a corja política no poder e na oposição , todos comem da mesma panela temperada !
  • Antonio
    19 dez, 2017 Lisboa 14:18
    eles são todos os papagaios imitam, fazem tudo como querem podem e mandam, até pareçe que estamos na Roma antiga...agora devolvam o dinheiro e com juros
  • Joao Rodrigues
    19 dez, 2017 Albufeira 14:15
    O TC chumbou a aplicação dessa taxa aos munícipes de Lisboa, mas em Albufeira também pago essa taxa, e para já ainda não ouvi nada no sentido de não se pagar ou a câmara devolver o dinheiro pago. Será que esse chumbo só se aplica á cidade de Lisboa?
  • jotamais
    19 dez, 2017 Cascais 14:12
    Os Lisboetas não se devem importar com essas taxas, até votaram na continuidade do Medina! os Cascaenses também votaram na continuidade do Carreiras (o amigo dos judeus).
  • Carlos
    19 dez, 2017 Lisboa 14:08
    e antes de TMPC Taxa Municipal de Proteção Civil era taxa de conservação dos esgotos... a seguir deve ser a taxa do ar que respiramos. Isto de taxas e taxinhas é cá uma coisa...
  • A. Rodrigues
    19 dez, 2017 Lisboa 13:51
    Taxas e taxinhas só para sustentar uma cambada de chulos deste povo.

Destaques V+