Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Pelo menos seis mortos em descarrilamento de comboio para auto-estrada

18 dez, 2017 - 16:36

Dezenas de pessoas foram transportadas para o hospital. Número de vítimas poderá aumentar.

A+ / A-

Pelo menos seis pessoas morreram na sequência do descarrilamento de um comboio de passageiros ocorrido esta segunda-feira perto da cidade norte-americana de Seattle, no estado de Washington, referiu um responsável norte-americano citado pela agência Associated Press.

A mesma fonte, que não estava autorizada a avançar pormenores sobre este acidente e falou sob a condição de anonimato, admitiu que o número de mortos poderá aumentar.

O responsável, que foi informado sobre a investigação do acidente em curso, disse que informações preliminares indicam que o descarrilamento poderá ter sido provocado por algo que atingiu o comboio da operadora de transportes ferroviários Amtrak.

O comboio de passageiros descarrilou em plena 'hora de ponta' (por volta das 07h40 hora local, 15h40 hora de Lisboa), em DuPont, num viaduto a 64 quilómetros a sul da cidade de Seattle, no Estado norte-americano de Washington (noroeste dos Estados Unidos), tendo caído sobre uma auto-estrada (I-5).

O comboio, que fazia a ligação entre as cidades norte-americanas de Seattle e Portland, atingiu vários carros que passavam na auto-estrada que liga as cidades de Tacoma e Olympia.

"Tínhamos acabado de passar a cidade de DuPont e parecia que estávamos numa curva. De repente sentimos um abanão e ouvimos um chiar e parecia que estávamos a descer uma colina", explica o passageiro Chris Karnes, que falou com um jornalista do canal "KIRO 7". Os passageiros foram projectados contra os assentos, "havia janelas a partir e água a escorrer. As pessoas gritavam", conclui.

Alguns dos passageiros viram-se forçados a partir janelas para poder escapar do comboio, uma vez que as portas de emergência não estavam a funcionar correctamente.

Cerca de 78 passageiros e uma tripulação com cinco elementos estavam a bordo do comboio 501, segundo a operadora ferroviária pública Amtrak, que também precisou que o comboio envolvido no acidente é um modelo pendular de grande velocidade.

A operadora ferroviária criou uma linha telefónica para as pessoas obterem informações sobre familiares e amigos que viajavam no comboio.

Segundo a Associated Press, o comboio envolvido neste acidente estava a fazer a primeira viagem de um serviço de alta velocidade que as autoridades locais alertaram que poderia ser perigoso.

A agência federal de segurança de transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) informou que já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.

[notícia actualizada às 22h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+