Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

No tempo em que os pinguins pesavam 100 quilos

18 dez, 2017 - 15:44

Há 57 milhões de anos, os pinguins eram do tamanho de um homem adulto de estatura elevada.

A+ / A-

Os pinguins que conhecemos hoje medem pouco mais de um metro de altura e raramente ultrapassam os 20 quilos. Mas, há 57 milhões de anos, os pinguins eram do tamanho de um homem adulto de estatura elevada. Tinham cerca de 1,70 metro de altura e pesavam quase cem quilos. A descoberta foi feita por um paleontologista do Senckenberg Research Institute, de Frankfurt, e publicada na revista Nature Communications.

O fóssil, baptizado como Kumimanu biceae, foi descoberto na Nova Zelândia e é o maior pinguim de sempre descoberto até agora.

Segundo os investigadores, estes pinguins gigantes terão surgido há 66 milhões de anos, no fim do período Cretáceo, conhecido por ter marcado a extinção dos dinossauros.

O que não se sabe por que razão o seu tamanho foi diminuindo até à dimensão actual. Alguns cientistas admitem que o surgimento dos grandes mamíferos marítimos, como as baleias ou mesmo as focas, começaram a competir com os pinguins por alimentos ou ter-se-ão mesmo tornado seus predadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+