A+ / A-

Marcelo. "Governo já mandou equipa para garantir funcionamento da Raríssimas"

14 dez, 2017 - 12:23

Presidente considera que investigação ao que se passou na instituição "não pode levar meses".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República revela que o Govenro já "mandou uma equipa para garantir o funcionamento da Raríssimas". Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas, à entrada para a festa do Natal dos Hospitais, no Alcoitão.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que, neste caso, há duas coisas que não quer que aconteça.

"Não quero que se generalize um caso eventualmente singular abrangendo uma realidade que é uma realidade fundamental para a sociedade portuguesa. Em segundo lugar, também não quero, e penso que o Governo está exactamente na mesma posição, que com a água vá o bebé e por isso é que há uma equipa já designada para garantir o funcionamento dos serviços daquela instituição", disse.

Marcelo disse ainda que a investigação às suspeitas de gestão danosa na instituição "não pode levar meses". "Isso poderia significar a morte da instituição", acrescentou.

Uma reportagem emitida pela TVI na segunda-feira denunciou o alegado uso, pela presidente, de dinheiro da associação de ajuda a pessoas com doenças raras Raríssimas para fins pessoais.

A investigação mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro em compra de vestidos e vários gastos pessoais.

Na reportagem era também adiantado que o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, foi contratado entre 2013 e 2014 pela Raríssimas, com um vencimento de três mil euros por mês, tendo recebido um total de 63 mil euros.

Paula Brito e Costa e Manuel Delgado anunciaram na terça-feira que se demitiam dos respectivos cargos.

Esta quinta-feira, os trabalhadores da Raríssimas avisaram que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelaram ao primeiro-ministro para que envie uma direcção idónea para permitir o funcionamento.

Maria Cavaco Silva com "medo" e "espantada"

A ex-primeira-dama Maria Cavaco Silva, que foi madrinha da Raríssimas, disse estar "muito espantada e preocupada" com a situação que se vive na associação, destacando a importância da instituição e dos utentes.

"Estou muito espantada, estou muito preocupada. Espantada porque não esperava e preocupada porque não podemos prescindir dos serviços que a Raríssimas tenta prestar às pessoas. Todos sabemos que funciona bem, não podemos prescindir disso. Todos sabemos que não somos abonados para deitar fora uma coisa como a Raríssimas", disse.

"Sinto-me espantada. Estou triste e com medo. Eu sempre disse que apoiava as pessoas que estavam na instituição e, ao longo destes anos todos, sempre disse que as instituições ficam. Têm de ficar, esta é a mensagem que quero deixar", disse.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rão arques
    14 dez, 2017 penteado 13:55
    Comentador vitalício, agora para além de sustentáculo também é porta voz do governo a tempo inteiro?
  • ONDE ANDAS COSTA????
    14 dez, 2017 Lx 13:54
    Este Presidente é pronto socorro do desgoverno de Portugal...Onde anda o pantomineiro do Kmarada Costa? Sempre que existe bernarda o kamarada Kosta anda em viagem? Assim se vê o líder que ele é...Um impostor e um vendedor da banha da cobra que nem para chefiar a banda de música da minha terra serve...
  • Americo
    14 dez, 2017 Leiria 13:49
    O governo que quadruplicou a comparticipação em 2017, com o mesmo número de camas, para a Raríssimas ? Ah......pois. O governo de que ainda faz parte o sr. Vieira da Silva ? Não há responsabilidade ?
  • JC
    14 dez, 2017 charneca da caparica 13:39
    Tal como nas outras situações o Sr. Presidente não resistiu ao comentário político para os três canais televisivos e desta vez parece que tal como aconteceu com os SMS também vai chamar o Ministro Vieira da Silva. Bem podemos ficar descansados, Marcelo já vai a caminho, é só esperar e terão uns abraços e beijinhos e tudo foca resolvido !!!
  • 14 dez, 2017 13:39
    Senhor Presidente da República: Parece que a Presidência da República havia sido informada... atempadamente! Se os seus colaboradores não lhe fizeram chegar o tema - a tempo e horas -, despeça-os... Ou...
  • XUXAS MANIPULADORES
    14 dez, 2017 Lx 13:38
    Claro Sr. Claro...Dorme a bem dormir a ver pelos casos sucessivos deste desgoverno. Isto não é um governo mas sim uma grande família socialista a dividir o bolo do Estado que todos pagamos pela família do Carlos César, do Vieira da Silva( Pai, filha e mulher), da família da Catarina Mendes( o irmão é agora Secretário de Estado de qualquer coisa), pela família do Oliveira Martins que foi do Tribunal de Contas mas deixou o herdeiro da parada, da família do Zorrinho, da família do kamarada pantomienrio Kosta( ele e os filhso e o grande amigo) e por aí adiante...Um verdadeiro asco estes que se dizem socialistas... Razão tem a parceira do desgoverno, a kamarada Katrina Martins de seu nome quando diz que os xuxas estão refém dos interesses e que interesses... A ética republicana foi metida na gaveta com estes xuxas de meia tigela....O País está numa choldra socialista kamarada... Por isso, kamarada Claro seja claro e não abstruso e refém dos seus amigos da esquerda radical...
  • Rui Alves
    14 dez, 2017 Sintra 13:37
    Que lástima, meu Deus!!
  • Joao Santos
    14 dez, 2017 13:25
    Marcelo Rebelo de Sousanao parece o Presidente de Portugal mas antes o porta-voz e Ministro da Presidência do Conselho de Ministros! E isto não é um caso singular.
  • 14 dez, 2017 12:49
    Este presidente da republica tem tido muita paciencia com este governo!
  • claro!
    14 dez, 2017 port 12:46
    O governo não anda a dormir, ao contrario do que pretendiam os saudosistas do governo da insegurança social e do aumento da pobreza que durante 4 anos de sufoco desgovernaram o país para uma saída "limpa"!

Destaques V+