Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Haverá sardinha portuguesa. “A bem ou a mal"

26 out, 2017 - 18:25

Associação de Produtores da Pesca do Cerco garante que nos Santos Populares não vão faltar sardinhas.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Associação de Produtores da Pesca do Cerco garante que a pesca da sardinha vai continuar, mesmo depois de a ministra do Mar ter afirmado que esta será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem "áreas importantes para a reprodução da espécie".

Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, Humberto Jorge garantiu que “podem contar que nos Santos Populares vão comer sardinha portuguesa de certeza. A bem ou a mal. Não haverá parecer nem recomendação nem decisão política que vá inviabilizar isso”.

Para este responsável, não faz sentido deixar de pescar “quando a biomassa é superior” aos anos anteriores.

Um parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar já tinha deixado claro que a pesca da sardinha deveria ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do "stock" na última década.

"Deve haver zero capturas em 2018", recomenda o documento daquele fórum científico inter-governamental dedicado ás ciências marinhas no Atlântico, habitualmente consultado pela Comissão Europeia para dar parecer sobre as possibilidades de pesca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco
    26 out, 2017 lisboa 19:36
    este individuo, presidente de uma associação, julga-se o dono do mundo? ou é mesmo o dono do mundo???? Há situações que de facto deviam ser só á "chapada". Nos anos seguintes come o quê? não conhece os ciclos de vida???? que atrevimento.....
  • 26 out, 2017 19:13
    Gosto imenso das palavras deste "responsavel".A bem ou a mal vamos comer sardinha.Como e?Agora ja nao se cumpre as leis se assim for determinado?Quem nao gosta dumas sardinhas ?Mas se tivermos de pescar menos ou parar por um ano ou dois para se reporem stocks nao se cumpre?Pena nao termos esta determinacao noutros assuntos do Pais.Estamos bem entregues a estes( ir)"responsaveis"

Destaques V+