Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso dos e-mails

Francisco J. Marques. "Se o Benfica tinha códigos do alarme da casa de Fernando Gomes, é do foro criminal"

12 dez, 2017 - 23:09

Francisco J. Marques revela novo e-mail, alegadamente enviado por Luís Filipe Vieira para Pedro Guerra. Director de comunicação dos dragões ao ataque contra presidente do Benfica, rotulado de "cabeça" de rede de manipulação.

A+ / A-

O director de comunicação do FC Porto acusou o Benfica, esta terça-feira, de exercer práticas que são do "foro criminal", considerando como dado assumido que o emblema da Luz tem acesso a contactos telefónicos de árbitros, à "vida pessoal" dos mesmos e do próprio presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

No PortoCanal, Francisco J. Marques aproveitou a deixa da revelação de um novo e-mail, alegadamente enviado por Luís Filipe Vieira para Pedro Guerra, para rotular o presidente dos encarnados como a "cabeça" do "maior escândalo de sempre do futebol português, com ramificações surpreendentes e inacreditáveis".

"Seleccionei aqui um e-mail do Luís Filipe Vieira para o Pedro Guerra: 'Estás a expor-te muito na TVI. Eles querem é audiência. Não podes ser transformado num produto Nestlé. Eu próprio vivi esse problema quando vim para o Benfica, mal aconselhado. Não fales do Jesus, mas sim do treinador do Sporting. Parece que estamos órfãos. Hoje o tema é o condicionamento da arbitragem. Não vás ao programa sem falar comigo. Depois liga' ", poderá ler-se na mensagem de correio electrónico enviada por Vieira a Guerra.

"Isto quer dizer o quê?", disparou o "homem forte" da comunicação azul e branca, voltando a referir que Pedro Guerra " não é um simples comentador de televisão, era um funcionário do Benfica à data dos factos, com salário do Benfica e seguro de saúde do Benfica".

"Vieira é a cabeça. Mas depois há Paulo Gonçalves, Pedro Guerra e um sem número de pessoas que criaram um esquema para manipular, adulterar, beneficiar o Benfica e condicionar a disciplina, a arbitragem e o normal decurso das competições, baixar notas dos árbitros, ter acesso à vida pessoal de árbitros e do presidente da Federação. Se tinham códigos do alarme da casa de Fernando Gomes, é algo do foro criminal. Isto tem de ter consequências, porque tem proporções a que não se pode fechar os olhos. Isto não é regular dentro das leis do país", rematou Francisco J. Marques.

E nem a APAF escapa

Mas há mais. Na opinião do director de comunicação do FC Porto, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) está a protagonizar um surpreendente silêncio perante todos os dados que têm vindo a público, nos últimos meses.

Na leitura de Francisco J. Marques, tal posição demonstra a "cumplicidade" da associação de classe, presidida por Luciano Gonçalves.

"É inexplicável como a APAF, perante o conhecimento público de que um clube tinha acesso aos telefones dos árbitros, nem uma palavra tenha em defesa dos mesmos. É uma forma de condicionamento inaceitável feita com a cumplicidade da APAF. O normal é fazer a defesa dos associados mas neste caso nem uma palavra. Em tempos, divulgámos o pedido de bilhetes do presidente da APAF [Luciano Gonçalves] ao Benfica. Na altura, parecia uma vítima mas agora é complicado aceitar isso. Por que não tem uma palavra? Se um adepto de um clube pinta a casa de um árbitro, a APAF faz a defesa do árbitro e muito bem. Mas o que é pior? Um adepto anónimo que faz isso ou o clube que tem os números dos árbitros?", questionou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Porconta
    16 dez, 2017 Porto 11:41
    Em Portugal quer o futebol quer a Justiça estão podres e já fedem, de tal forma que criminosos apanhados em escutas a corromper tudo e todos, tem o descaramento de vir para a praça publica acusar outros de corrupção, sem qualquer tipo preocupações, gente que tem ao seu serviço autenticos vândalos organizados a intimidar Árbitros á vista de todos, e mesmo assim nada acontece, de tal forma que acreditam ter razão em todas a acções que fazem.
  • Tacho
    14 dez, 2017 Aveiro 18:14
    Pelo descrito na transcrição do email do LFV não tem nada de mais, depois na divagação do "Penhorado" é que aparecem as insinuações e o disse que disse e tanto os murcões como os carneiros parecem logo umas esganiçadas a berrar. Deixem a justiça pronunciar-se, mas se forem justos como foram com o porto "apito dourado" e sporting "PPC deposito em conta de arbitro e recolha de elementos moradas e contactos...etc de arbitros" não vai dar nada.
  • RUI PINTO
    14 dez, 2017 PENAFIEL 15:56
    O futebol em Portugal é uma mentira, mete nojo, está completamente minado e controlado pelos mafiosos do Benfica.
  • antirouge
    13 dez, 2017 Setúbal 22:33
    Os tentáculos do polvo vermelho pelos vistos são muito abrangentes, se na Europa conseguissem o mesmo poder ainda chegavam a campeões europeus!.
  • Juíz Vermelho
    13 dez, 2017 Catedral da Luz 21:08
    Caros dragartos-de-plantão: grave, grave, são as escutas a PdC que circulam no youtube e o fêquêpê não estar na Segundona; grave, grave é o facto de terem precisado do apoio do corrupto Platini que andou a fabricar Leis durante o Defeso para evitar que o fêquêpê fosse corrido das provas da UEFA por corrupção activa. Quanto ao capacho habitual que anda para aí a salivar, ui, são tão insignificantes que nem merecem resposta. Vão apanhar a migalha que caíu da mesa do dono, vão...
  • FM.
    13 dez, 2017 GAIA 19:35
    Tudo isto é um escândalo.O GOVERNO E O PRIMEIRO-MINISTRO ANTÓNIO COSTA O QUE FAZEM PELA VERDADE DESPORTIVA?F.P.F,APAF E LIGA DE FUTEBOL O QUE JÁ FIZERAM PARA SE INVESTIGAR ESTE POLVO VERMELHO?MINIST´ERIO PÚBLICO E POLÍCIA JUDICIÁRIA,DESCUBRAM A MÁFIA POR FAVOR ESÃO JULGADOS OS CULPADOS QUE VÃO GOZANDO COM A PASSIVIDADE,ENGANANDO OS VERDADEIROS DESPORTISTAS,ONDE EXISTEM ALGUNS BENFIQUISTAS.FRANCISCO J. MARQUES PARABÉNS POR LUTAR PELA VERDADE DESPORTIVA NO FUTEBOL PORTUGUÊS.NUNCA DESISTA.
  • Cidadão
    13 dez, 2017 Planeta INDIGNADO 18:39
    Carissímos doentes do clube de carnide. Se por opção vossa não quiserem encarar a realidade, tapem os VOSSOS ouvidos e os VOSSOS olhos. Agora... Não queiram tapar os olhos e ouvidos das OUTRAS PESSOAS. Vão mandar no raio que vos parta!!!
  • Alex
    13 dez, 2017 Lisboa 17:03
    o polvo vermelho exposto para toda a gente ver...
  • Anselmo
    13 dez, 2017 Viseu 17:00
    "Do foro criminal é a maneira como essas informações foram não só obtidas, mas descontextualizadas e manipuladas e só então, apresentadas". O preocupante é como foi obtida a informação, agora o conteúdo não interessa a ninguém. Esta está boa!!!!! Mais um periquito. Também deve ter os códigos do alarme da casa do presidente da federação!!!!
  • carmom
    13 dez, 2017 Famalicão 16:36
    A curiosidade deste país,é vermos que quem comete as falcatruas,é menos culpado que quem as denuncia.

Destaques V+