Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Pinto da Costa não precisa de recorrer às imagens. Acabava já com o VAR

08 dez, 2017 - 09:42

Em entrevista ao jornal "O Jogo", o presidente do FC Porto revisita os erros cometidos pelos árbitros nos dois últimos jogos dos dragões. Defende que Rui Costa, que esteve nas Aves, e o assistente Álvaro Mesquita, que esteve no clássico, deviam abandonar a arbitragem.

A+ / A-

Se fosse Pinto da Costa a decidir, o vídeo-árbitro tinha os dias contados em Portugal. O presidente do FC Porto diz, em entrevista ao jornal "O Jogo", que "acabava de imediato com o VAR". "Se tenho consciência de que aquilo só prejudica o FC Porto, como posso estar de acordo com aquilo?", argumenta, sustentando que "quando não há uniformidade de critérios tem de ser negativo".

Além disso, acrescenta, "nos jogos do FC Porto, em todos os lances de possível dúvida, o VAR estava distraído". Pinto da Costa alude, em concreto, ao jogo com o Aves, em que ficou um penálti por assinalar a favor do FC Porto, e ao clássico com o Benfica, particularmente ao fora-de-jogo mal assinalado a Aboubakar, num lance que terminou com golo de Herrera.

"É inconcebível tanto o que se passou nas Aves, como aquele fora-de-jogo assinalado no FC Porto-Benfica. Esse é para o Guinness", ironizou.

Rui Costa e Álvaro Mesquita sem condições

À luz dessas decisões erradas, Pinto da Costa defende que Rui Costa, árbitro do Aves-Porto, e Álvaro Mesquita, assistente de Jorge Sousa no clássico, deixem a arbitragem. Sem julgar intenção, "para eles [os árbitros] não dizerem que fazem greve", o dirigente diz que "um indivíduo desses não pode apitar mais".

"Não vou dizer que fez de propósito ou não. Se não vê aquilo pode ser muito sério, mas é incompetente. Jorge Sousa devia ser o primeiro a exigir a saída dele da sua equipa", considerou, a propósito do assistente do árbitro no clássico. Já sobre Rui Costa, recorda alguns jogos em que aponta erros que prejudicaram o FC Porto.

Neste cenário, Pinto da Costa observa e apela à indignação dos adeptos do FC Porto. Um apelo à manifestação de desagrado "das mais diversas maneiras, mas nunca recorrendo à violência".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão
    31 dez, 2017 Planeta enTERRA 03:06
    Olhem parolos!!! Já foram caçados e ainda nem se aperceberam!! Campeonato de 2015/2016 andaram a aliciar jogadores do Rio Ave para perderem com o benfiquinha. Ah ah ah!!! "[...]a PJ está a investigar a possibilidade de ter havido manipulação do resultado na visita dos 'encarnados' a Vila do Conde, em 24 de Abril de 2016, a contar para a 31.ª jornada da edição de 2015/16 da I Liga e que o Benfica venceu por 1-0, com um golo do mexicano Raúl Jimenez, aos 73 minutos.[...]" TOMA QUE JÁ VOS CAÇARAM!!!
  • José Portugal
    08 dez, 2017 Norte 21:36
    O VAR como princípio seria excelente. Obviamente que sou a favor da introdução das tecnologias no futebol, o que não pode acontecer é a sua má utilização (e aqui deixo ao critério de cada um se é intencional ou não, pois também eu tenho as minhas dúvidas). De facto, a ser bem utilizada, a classificação da primeira liga de futebol profissional não estaria como está; isso é uma verdade que ninguém pode desmentir. Portanto, aos senhores árbitros (que são quem manuseia estas ferramentas) pede-se simplesmente que sejam competentes, se não conseguem ser isentos, ou se são simplesmente de competência medíocre façam o favor de se demitirem e vão fazer outra coisa (sachar batatas por exemplo). O tão apregoado "APITO DOURADO", façam o favor de o reabrir já! Mas com uma condição meus senhores, investiguem os podres do futebol de Coimbra para baixo também de forma isenta... será pedir muito? Não têm coragem para o fazer? Meus amigos, quem tem medo compra um cão, já dizia o meu avô. O "Caso dos e-mails" também façam o favor de investigar tudo, mas mesmo tudo, é isso que se pede às autoridades policiais deste país, e depois os tribunais que cumpram aquilo que a lei prevê, será também pedir muito? Os valores em que acredito implicam justiça, igualdade de direitos e oportunidades (não descorando os correspondentes deveres), e acima de tudo honestidade... Será que estes valores já não se usam? Será que "vale tudo menos tirar olhos"? Então se querem justiça, façam o favor de ser justos!
  • Vermelho
    08 dez, 2017 Évora 14:24
    "Pinto da Costa não precisa de recorrer às imagens". Pois não! Só precisa de recorrer à fruta, ao café com leite, aos rebuçadinhos, aos quinhentinhos, às consultas conjugais aos pais dos árbitros, aos envelopes, às viagens ao Brasil e muitas outras coisas. É só ir ao Youtube!
  • António Rola o jubil
    08 dez, 2017 Carnide 13:47
    O var é muito importante, sobretudo no apoio a 8 árbitros de muito valor
  • Cidadão
    08 dez, 2017 Planeta INDIGNADO 12:15
    Quanto ao Fiscal de Linha ou Assistente do árbitro principal do jogo FCP x SLB do dia 01DEZ2017, só haverá em minha opinião três hipóteses. Estando bem posicionado na linha lateral e alinhado com a jogada como mandam as boas prácticas para um bom Asistente na Lateral, levantou a bandeirola assinalando Fora-de-Jogo porque: 1) Não viu o último jogador do SLB que colocava todos os atacantes envolvidos na jogada EM JOGO. 2) Na permissa da hipótese anteriror (1) , após ter assinalado o fora-de-jogo apercebeu-se do SEU ERRO, mas MANTEVE o braço/bandeirola EM CIMA porque sim e porque estava CHEIO-DA-FORÇA (talvez seja um Jedi/Sith do star wars). E por último a 3) Porque está infiltrado no Arbitragem como sacerdote benfi-QUISTO e assim servia melhor o seu amor-prá-vida
  • Cidadão
    08 dez, 2017 Planeta Terra 11:58
    Saudades? Nem tanto, pelo menos quando aludem a fruta?! Fruta? Andam cegos, será falta de vitamina C ? Então e Vouchers? Então e infiltração de tendenciosos benfiquista (podem ser o que quiserem, TENDENCIOSOS é que não) nas equipas de arbitragem? Então e pressão (e quando essa não surte efeitos) e árbitros empurrados para fora do 1º Escalão? E manipulação de notas ás equipas de arbitragem? E mais... E mais... E mais "EU INVENTAR, INVENTAVA" - e provas? Como dizia o felino fedoroso numa peça pra rir (ou não), vestido á padre (ele lá sabe), SIM... E ENTÃO AS PROVAS?
  • Rogério correia
    08 dez, 2017 Albufeira 10:58
    talvez tenham saudades da fruta. Acho que a vergonha no futebol não existe! É uma palavra desconhecida. Só em Portugal é que os presidentes de clube querem ser vedetas de TV, e jornais. Quando veêm uma câmara saltam logo estou aqui.
  • aguia pesqueira
    08 dez, 2017 alcains 10:13
    D, VITO CORLEONE PINTO, está descontente com o VAR. Sempre foi adepto do CALHEIROSVAR! CARLOS CALHEIROS! Este falou aproximadamente 2,5 horas e o que ele em falou 2 horas (!). Entre muitas coisas, entre as coisas banalidades, o Sr. José Amorim (como aparecia na factura) teve o descaramento de falar na sua prodigiosa carreira (provocou um sorriso em todos os presentes), mas excedeu-se. E porquê? Porque, num tom de indiferença e quase gozo, confessou a seu clubismo, a sua tendência para o FC PORTO, lamentando-se dos jogos em que com ele o dito clube não conseguiu ganhar. Perante isto, houve um árbitro das filas da frente que disse algo, num tom digamos meio a sério meio a brincar, que provocou o seguinte diálogo entre eles: - Então que inventasse um penalti! - EU INVENTAR, INVENTAVA mas a bola às vezes não entrava! (Calheiros) 

Destaques V+