Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em Portugal, morre-se "mal, sem afecto e compaixão", diz presidente da comissão de ética

05 dez, 2017 - 12:19

Jorge Soares sublinha que "não se alivia o sofrimento sem empatia ou compaixão“ por mais evolução que haja na medicina e ao nível científico.

A+ / A-

O presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Jorge Soares, considerou, esta terça-feira, que se morre mal em Portugal, muitas vezes em solidão e sem compaixão ou afecto.

Para Jorge Soares, "é tempo de promover uma reflexão sobre a compaixão“, entendendo que em Portugal, como em muitos países desenvolvidos, se morre "mal, sem afecto e compaixão".

Na sessão inaugural do seminário de encerramento do ciclo de debates "Decidir sobre o final da vida", a decorrer na Fundação Champalimaud, em Lisboa, o responsável do CNECV lembrou ainda que "não se alivia o sofrimento sem empatia ou compaixão“ por mais evolução que haja na medicina e ao nível científico.

Jorge Soares referiu também a importância dos cuidados paliativos, frisando que em Portugal chegam a "uma fracção pequena de pessoas".

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida encerra hoje um ciclo de debates que ao longo de oito meses promoveu 11 sessões por vários pontos do país sobre questões como a eutanásia, a morte assistida ou a decisão sobre o final da vida.

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou, em Fevereiro, o seu anteprojecto que permite as duas formas de morte assistida, a eutanásia e o suicídio assistido, e admitem a sua realização em estabelecimentos de saúde oficiais e em casa do doente.

Depois de um ciclo de debates pelo país, promete agora apresentá-lo no primeiro trimestre de 2018.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com um deputado, foi o primeiro a apresentar um projecto de lei sobre a morte assistida e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) também anunciou uma iniciativa neste sentido.

Um grupo de deputados do PS tem o acordo da direcção do partido para apresentar uma iniciativa ou apoiar uma das já existentes ou a apresentar.

À direita, o PSD já decidiu dar liberdade de voto, apesar de prometer uma posição oficial e admitir todos os cenários, incluindo o do referendo. O CDS-PP é contra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    05 dez, 2017 évora 13:50
    Em Portugal morre-se mal ... só depois da morte , é que fazem filas para irem dar palmadinhas de conforto aos cadáveres nas igrejas e nos Cemitérios , depois vem as Estátuas e nomes de Rua ! Recentemente teve-se o exemplo ... as pessoas deviam era ter vergonha na cara ainda de aparecer !

Destaques V+