Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Margarida Marques deixa conselhos ao Governo

14 jul, 2017 - 19:02 • Eunice Lourenço e Susana Madureira Martins

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus sai do executivo por decisão do primeiro-ministro. É substituída por Ana Paula Zacarias.

A+ / A-

Margarida Marques, que deixa esta sexta-feira a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, considera que “é essencial preservar a voz credível” que Portugal alcançou na União Europeia para poder participar activamente em vários processos em curso, como o Brexit ou a negociação do próximo quadro de ajudas.

O conselho foi deixado numa mensagem pública na rede social Facebook, onde Margarida Marques, que assumiu que não sai do executivo por vontade própria, diz que deixa o cargo “com a certeza do dever cumprido”.

“Quando assumi o cargo, fui incumbida, como prioridade, de defender Portugal junto das instituições europeias e de recuperar a nossa credibilidade externa”, escreve Margarida Marques.

A poucas horas de deixar oficialmente o Governo, lembrou o seu percurso nas instituições europeias: “Quem me conhece sabe que sempre entendi que a obtenção de resultados na política se faz através do diálogo, da criação de redes, da colaboração permanente entre pessoas e instituições. Para isso, é essencial ter uma rede de contactos e conhecer bem os contextos das instituições. Nesse sentido, os 20 anos em que trabalhei na Comissão Europeia ajudaram-me a obter resultados”.

Margarida Marques considera que, “hoje, Portugal goza de uma imagem mais positiva” na Europa do que antes de o actual Governo entrar em funções e acrescenta: “Isso permitiu a Portugal iniciativa no quadro da União Europeia, como Estado-membro entre iguais” e “traz-nos maior capacidade propositiva na Europa”.

Mas, alerta, é preciso continuar no mesmo caminho para que Portugal continue a ter uma palavra a fizer em vários dossiês, que enumera: reforma da União Económica e Monetária, próximo Quadro Plurianual pós- 2020, política de coesão, política agrícola, agenda digital, segurança e defesa, desafios da globalização, política comercial, negociações para a saída do Reino Unido da UE, construção de uma Europa mais social, global e com menos desigualdades.

“Estou segura de que esta continuará a ser a estratégia deste Governo”, conclui Margarida Marques, que vai ocupar o lugar de deputada no Parlamento para o qual foi eleita como cabeça-de-lista pelo distrito de Leiria.

A secretária de Estado, que cessa funções esta sexta-feira, assumiu que não sai do Governo pelo seu pé. “Não fui eu que pedi a demissão. Foi o primeiro-ministro que entendeu que eu já não era necessária no Governo", disse em declarações ao “Diário de Notícias”.

Com 63 anos, Margarida Marques tem um longo percurso de dedicação aos assuntos europeus, mas também uma carreira política dentro do PS, onde foi a primeira mulher a liderar a Juventude Socialista, numa direcção de que fez parte António Costa.

No Governo, será substituída por Ana Paula Zacarias, uma diplomata actualmente em funções na Colômbia ao serviço da União Europeia. A posse dos novos secretários de Estado – oito no total – tem lugar esta sexta-feira, às 19h30, no Palácio de Belém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco António
    14 jul, 2017 Lisboa 19:41
    Oh dona Margarida ! Aproveite estes dias soleados e goze os tempos livres ! Deixe lá os conselhos !!!

Destaques V+