Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ana Paula Zacarias. Da Colômbia para os Assuntos Europeus

13 jul, 2017 - 19:53

Nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus tem uma longa carreira diplomática.

A+ / A-

A nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, pertence ao serviço de acção exterior da União Europeia desde 2011, tendo já representado esta organização no Brasil e na Colômbia.

Com 58 anos, a actual embaixadora da União Europeia na Colômbia sucede a Margarida Marques na pasta dos Assuntos Europeus, uma das quatro secretarias de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Ana Paula Zacarias ingressou no Serviço Europeu para a Acção Externa em 2011, tendo desempenhado o cargo de embaixadora da UE no Brasil e, desde Setembro de 2015, na Colômbia e Equador – cargo que detinha até agora.

A diplomata frequentou o curso de Direito e licenciou-se em 1983 em Antropologia Cultural. No ano seguinte, integrou o departamento de protocolo do MNE, e, entre 1986 e 1988, foi assessora para as relações internacionais do então Presidente da República, Mário Soares.

Foi também vice-presidente do Instituto Camões de 1998 e 2000 e, durante a Expo’98, representou o MNE no Pavilhão de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Na carreira diplomática no exterior, passou pela embaixada portuguesa em Washington (Estados Unidos), consulados em Curitiba (Brasil), Paris (representante de Portugal junto da Unión Latina e UNESCO).

Foi também a embaixadora portuguesa em Talin (Estónia) e, entre 2009 e 2011, representante permanente adjunta de Portugal junto da EU, em Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+