Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Madeleine Albright, primeira mulher secretária de Estado norte-americana

23 mar, 2022 - 18:42 • Ricardo Vieira, com agências

Durante o seu mandato promoveu a expansão da NATO e a intervenção militar no Kosovo.

A+ / A-

Morreu Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado norte-americana, anunciou esta quarta-feira a família, em comunicado. Tinha 85 anos.

Madeleine Albright foi a líder da diplomacia dos Estados Unidos durante a Presidência de Bill Clinton.

Durante o seu mandato promoveu a expansão da NATO e a intervenção militar no Kosovo.

Antes de ser secretária de Estado, a diplomata foi embaixadora nas Nações Unidas, entre 1993 e 1997.

O Presidente Barack Obama condecorou Madeleine Albright, em 2012, com a Medalha da Liberdade, a principal condecoração civil dos Estados Unidos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou Madeleine Albright, lembrando o seu percurso e realçando que foi a primeira mulher secretária de Estado dos EUA.

Numa mensagem publicada no site oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "evoca a memória de Madeleine Albright, falecida hoje" e "envia sentidas condolências à família e amigos" da antiga diplomata norte-americana.

"Nascida em Praga, chegou aos EUA como refugiada, em 1948, depois de a sua família ter fugido dos horrores da guerra, refugiando-se em Londres. Com um percurso no ensino universitário em Georgetown e participação política ativa no Partido Democrata durante as décadas de 1970 e 1980, tornou-se na primeira mulher a assumir a pasta de Secretária de Estado, em 1996, cumprindo todo o segundo mandato do Presidente Bill Clinton", lê-se na nota.

Madeleine Albright, "posteriormente, dedicou-se novamente ao ensino, à escrita e à consultoria, sempre nas áreas da diplomacia, defesa e direitos humanos", refere-se na mesma mensagem.

Natural de Praga, fugiu com a família da Checoslováquia em 1939, tendo passado os anos da Segunda Guerra Mundial em Londres. Depois do regresso ao país de origem, a família partiu para os EUA em 1948, quando Albright tinha 11 anos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou hoje “profunda tristeza” pela morte de Madeleine Albright.

“Profunda tristeza pela morte de Madeleine Albright. Diplomata excecional e primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Estado nos EUA, em 1996, recordamos o seu papel crucial na promoção da democracia e dos direitos humanos. Portugal apresenta condolências à sua família”, pode ler-se na nota divulgada na rede social Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+