A+ / A-

Açores registam quatro sismos em menos de uma hora

30 abr, 2024 - 14:03 • Marta Pedreira Mixão

​Dois dos sismos registaram magnitude superior a 4 na escala de Richter.

A+ / A-

Dois sismos de magnitude superior a 4, na escala de Richter, foram sentidos esta terça-feira, na Terceira, no arquipélago dos Açores.

De acordo com o site do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), às 12h07 foi registado um sismo com 4.2 de magnitude e às 12h10 registou-se outro com 4.4 de magnitude. Segundo o CIVISA, os dois eventos tiveram epicentro a cerca de 65 km a WNW de Várzea, ilha de S. Miguel. O site dá ainda conta de outros dois eventos, às 12h13 e 12h35 com 3.0 de magnitude e 2.7, respetivamente.

No site, o CIVISA refere que continua a acompanhar o evoluir da situação.

"De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Santa Cruz, Vila das Lajes, Fontinhas, Cabo da Praia, Fonte do Bastardo, Porto Martins (Praia da Vitória), São Sebastião, Porto Judeu e Feteira (Angra do Heroísmo)", refere o CIVISA, em comunicado.

Os eventos "foram ainda sentidos com intensidade III/IV em São Brás (Praia da Vitória), Conceição, São Bento, Santa Luzia, Sé, São Pedro (Angra do Heroísmo), e intensidade III em Vila Nova, Agualva, Quatro Ribeiras (Praia da Vitória), e Posto Santo (Angra do Heroísmo)", acrescenta ainda.

Estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+