Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Países Baixos. Democratas-cristãos recusam coligar-se com Geert Wilders

30 nov, 2023 - 09:58 • João Cunha com Redação

A extrema-direita conseguiu 37 lugares no Parlamento, mas só poderá governar com o apoio de pelo menos 76 dos 150 deputados.

A+ / A-

Os democratas-cristãos do partido de centro-direita Novo Contrato Social (NSC) recusam ser parceiros de coligação de Geert Wilders, líder do partido de extrema-direita que venceu as legislativas nos Países Baixos. O partido acredita que Wilders tem opiniões contrárias à Constituição, por defender, por exemplo, a proibição das mesquitas e do Alcorão.

O partido PVV de Wilders obteve cerca de 24% dos votos e precisa de parceiros para formar coligação.

Geert Wilders disse, esta quarta-feira, que formar um governo minoritário com o mesmo como primeiro-ministro é uma possibilidade, após a eleição da semana passada, na qual o seu partido conquistou a maioria dos assentos.

Os dois maiores partidos de direita com os quais Wilders espera trabalhar admitem não estar dispostos a entrar em negociações, deixando-o, por enquanto, sem caminho para formar um governo que comandaria uma maioria no parlamento.

O maior partido de esquerda descartou completamente a possibilidade de trabalhar com Wilders. “É impossível”, disse o líder Frans Timmermans, referindo que o seu partido não poderia cooperar com outro que “não respeita a constituição e exclui grandes grupos de pessoas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+