Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rendas do alojamento local passam a ser tributadas a 35%

14 out, 2016 - 15:06

Alojamento local envolve tipicamente o arrendamento de curta duração a turistas.

A+ / A-

Os proprietários de imóveis afectos ao arrendamento local, que estejam no regime simplificado de IRS e de IRC, vão passar a ser tributados sobre 35% do valor das rendas auferidas com esta actividade.

De acordo com uma versão do articulado da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), este agravamento da tributação resulta da alteração do coeficiente usado para a determinação do rendimento tributável desta actividade.

O Governo pretende agora que seja aplicado um coeficiente de 0,35 às actividades de exploração de estabelecimentos de alojamento local na modalidade de moradia ou apartamento.

Na prática, a alteração que o Governo propõe significa que será considerado 35% do valor das rendas auferidas através do alojamento local, tipicamente o arrendamento de curta duração a turistas, para efeitos de tributação no âmbito dos regimes simplificados de IRS e de IRC, o que se traduz num agravamento da tributação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Pires de Lima
    26 mai, 2017 13:23
    O que significa que os deputados vão pagar menos IRS. Nda mal.
  • Felix
    22 dez, 2016 Faro 12:29
    Neste momento mesmo mesmo aqueles que fogem nao ganham dinheiro.quanto mais se cumprir tudo à risca.se tem duvidas,faça,alugue,aqui no sul os srs levam o ano inteiro a pagar agua,luz,imi,condominip,reparação de predio que é tudo caro,e mais o anucio do site.ainda pagar lavandaria para as roupas.tudo isto para alugar o mes de agosto e com sorte uma semana em julho e outra em setembro.abam os olhos crescam e aparecam.
  • Portugues
    30 nov, 2016 Porto 11:40
    Bandidos,bandidos,tratantes, e depois não querem que toda a gente tente fugir a impostos. Alguém gosta de trabalhar para ser roubado pelo estado?! Esses sabujos que todos conhecemos que fazem o que querem com nosso dinheiro.
  • Paulo
    30 nov, 2016 Olhão 10:10
    O airbnb cobra-me 20% se tiver que ganhar apenas 45%: de um aluguer o que farei será, por ex num aluguer de uma semana, apenas um dia será via airbnb e os outros 6 dias cobrarei extra airbnb.. .Sou 100% a favor do pagamento de impostos mas pagar 55% num aluguer de 200 euros ? Também sou 200% contra trabalhar para aquecer. Bem presumo que esta medida vise a contenção do nº de turistas. de classe média baixa que visitam o país. Pena será a quebra de rendimentos dos pequenos estabelecimentos de restauração e afins. Sim que a época do camone que não contava tostões nem cêntimos já era.
  • nl
    14 out, 2016 porto 20:56
    Sim, todos devem pagar, claro, mas 35% é um exagero. é importante que todos pagassem, mas o valor deve ser razoável para não matar este negócio importante para o país.
  • Yaca
    14 out, 2016 Amadora 17:09
    Eu concordo com esta medida! Se formos ver no litoral em toda a Costa Marítima existem milhares de apartamentos que não pagam um chavo de contribuição. O governo de Passos esteve para fazer uma lei que atingi-se estes casos. Recuaram porque envolve muita gente, e traria consequências gravosas no ato eleitoral.
  • maria
    14 out, 2016 Setúbal 16:07
    Acho mt bem e espero que andem em cima pois os hoteis, hosteis, pensões residencias e outros também pagam

Destaques V+