Como comemorar o São João no Porto? Temos sugestões

03 jun, 2016 - 19:22

As festas de São João já estão marcha na cidade do Porto. Além dos habituais arraiais, há circo, cerveja artesanal, instalações artísticas e muita música, tudo espalhado pela cidade ao longo do mês. Saiba o que o Porto lhe reserva no mês da sua "festa maior".

A+ / A-

Festas de São JoãoInfographic

Veja também:


Apesar de a tradicional festa popular em honra de S. João, no Porto, ter o seu ponto alto na noite de 23 para 24 de Junho, há muitas oportunidades para festejar na cidade invicta durante todo o mês de Junho.

Este ano, a Câmara do Porto decidiu comemorar a sua "festa maior" com seis semanas de animação, que começaram já em Maio, com o Rally de Portugal, na Avenida dos Aliados. São cerca de 300 iniciativas, que terminam com um concerto dos GNR em conjunto com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, também nos Aliados.

Uma das grandes novidades da programação deste ano é o Trengo, um festival de circo que já pode ver nos jardins do Palácio de Cristal, até 19 de Junho. O festival traz 15 espectáculos que incluem as diversas artes circenses como o malabarismo, equilibrismo, trapézio, entre outros.

No programa deste ano destaca-se a expansão das celebrações das Festas de S. João para uma nova parte da cidade, a parte oriental, com o aproveitamento da estação de recolha de São Roque, em Campanhã, para concertos organizados pela Rádio Festival. Os festejos também se mantêm nos locais tradicionais e emblemáticos da cidade, como as Fontainhas ou a Rotunda da Boavista.

As típicas cascatas e montras de São João vão estar por toda a cidade durante o mês de Junho.

Os festejos têm o seu auge na madrugada de 24 de Junho, no centro da cidade, com o tradicional fogo-de-artifício na Ribeira do Porto, à meia noite. Uma hora depois, os Xutos & Pontapés sobem ao palco montado na Avenida dos Aliados, dando o mote para o início dos "Concertos na Avenida". No dia seguinte, às 22 horas, é a vez da Banda Sinfónica Portuguesa encher de música o coração da cidade, que vai poder revisitar temas de bandas como os Beatles, Queen e os Scorpions.

Por fim, são os GNR que encerram os Concertos da Avenida, à meia-noite de dia 25.

De Serralves à Ribeira

Além das festas tradicionais, há muito mais para ver durante este mês no Porto. Este fim-de-semana, há mais uma edição do Serralves em Festa, o maior festival de expressão contemporânea de Portugal e um dos maiores da Europa.

Também o Festival Caixa Ribeira regressa ao Porto esta sexta e sábado, com mais de 40 concertos em dez palcos singulares, na zona da Ribeira do Porto. Este ano, o cartaz conta com grandes nomes do fado, como Ana Moura, António Zambujo, Gisela João e Raquel Tavares.

Até dia 26 de Junho, pode ainda encontrar a instalação interactiva Sunwheel, no “Espelho de Água” da Avenida dos Aliados. O colectivo Moradavaga criou, assim, uma peça artística interactiva, inspirada nas populares cascatas de São João e na roda dos moinhos de água. Uma instalação constituída por pequenas placas móveis amarelo-douradas, cuja rotação produz efeitos cambiantes ao longo do dia e da noite, dependendo das variações do vento, da luz e da velocidade imprimida pelos utilizadores.

Na lista de eventos portuenses inseridos nos festejos de São João estão ainda: o festival Primavera Sound, de 9 a 11 de Junho no Parque da Cidade; o Porto Beer Fest, que traz cerveja artesanal para todos os gostos aos Jardins do Palácio de Cristal, entre 16 e 19 de junho; o Up Street Porto Mercado de Arte Urbana, que vai encher o Pavilhão Rosa Mota de cultura urbana; e o Porto Extreme XL, um campeonato motorizado com o já habitual percurso pelas escadarias do Barredo, Codeçal e Guindais, marcado para 17 de Junho.

Em 2014, os festejos de São João deixaram de se concentrar numa noite para se prolongarem por um mês e meio. Este ano, o programa oficial das Festas de São João do Porto 2016 teve um orçamento de 450 mil euros, mais 20 mil euros que na edição de 2015.

O meu Santo Popular. São João do Porto
O meu Santo Popular - São João do Porto. Veja a reportagem vídeo da Renascença de 2014
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mauricio Lopes
    04 jun, 2016 Senhora da Hora 02:04
    Cada vez devemos mais mas gastamos mais ainda fixe

Destaques V+