Um mapa interactivo (e um guia) para não se perder no Rock in Rio

19 mai, 2016 - 06:00 • Inês Rocha , Ricardo Vieira

Sétima edição do "maior festival do mundo" arranca esta quinta-feira, ao som de Xutos e Bruce Springsteen. É o pontapé de saída para cinco dias de concertos, dezenas de horas de música, dança e diversão no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

A+ / A-


Mais de uma centena de concertos, em cinco palcos, durante cinco dias de música, dança, festas na piscina e toda a diversão que couber em 200 mil metros quadrados. O anfiteatro natural do Parque da Bela Vista recebe a partir desta quinta-feira a sétima edição do Rock in Rio – Lisboa.

O cantautor norte-americano Bruce Springsteen é o cabeça de cartaz do primeiro dia do “maior festival do mundo”. As portas da “cidade do rock” abrem da parte da tarde e já está tudo a postos para acolher os festivaleiros.

Como chegar ao Rock in Rio?

A organização aconselha a utilização dos transportes públicos. Quem optar pelo metropolitano, a estação mais próxima é a da Bela Vista, na Linha Vermelha, que vai estar aberta até à 1h00 da manhã. Para o regresso a casa, a Carris disponibiliza duas carreiras que irão funcionar entre as 3h00 e as 4h00 da madrugada.

Horários e palcos do Rock in Rio

O festival decorre nos dias 19, 20, 27, 28 e 29. As portas abrem ao público às 16h00 e fecham às 4h00 da madrugada. No Palco Mundo, o centro do festival, a música arranca pelas 19h00. A festa começa às 16h45 no Palco Vodafone, às 16h15 na EDP Rock Street, as Pool Parties têm início às 18h00 e a Tenda Electrónica abre às 22h00. No dia 29 de Maio, acontece tudo uma hora mais cedo. Veja aqui o cartaz completo.

É possível levar “selfie sticks” para o recinto?

A resposta é não. A segurança também vai impedir a entrada de alimentos destinados ao comércio ou objectos que representem riscos à segurança, como “garrafas, latas, animais, capacetes, armas e outros objectos que possam ser considerados perigosos”. É permitido entrar com sumos e águas – excepto garrafas de plástico com tampa – e comida em quantidades reduzidas. Máquinas fotográficas também estão interditas, mas há um serviço de bengaleiro, gratuito, para guardar os objectos proibidos.

Concertos, reportagens e entrevistas na Renascença, RFM e MEGA HITS

O Grupo Renascença Comunicação preparou uma mega-operação de cobertura do Rock in Rio – Lisboa 2016. Instalado no parque da Bela Vista, o stand da Renascença, RFM e MEGA HITS, as rádios oficiais do festival, vai ser o centro de operações para mais de 150 horas de emissão.

Para esta quinta-feira, dia 19, está confirmada a transmissão na Renascença dos concertos de Bruce Springsteen (24h00) e Xutos e Pontapés (22h00). Na sexta-feira, dia 20, os ouvintes podem escutar em directo a actuação dos Queen (24h00) e de Mika (22h00).

A RFM e a MEGA HITS também vão transmitir vários concertos, reportagens e entrevistas com convidados especiais. Os sites e as redes sociais das três rádios vão contar com conteúdos especiais e vídeos com os melhores momentos do dia.

O que exigem Johnny Depp e as outras estrelas?

Bruce Springsteen quer dois camarins, um todo preto para si e outro todo branco para a mulher, Patty. O “Boss” solicitou ainda uma área para receber os amigos. Ariana Grande pede fruta, legumes e uma máquina para fazer sumos, enquanto os Maroon 5 requisitaram uma máquina de café de moer e vinho tinto. Na lista de Alice Cooper está uma tábua de queijos, bolachas e 'hummus'. Na de Johnny Depp constam vegetais, bebida 'dr.pepper' e uma tábua de embutidos e queijos. Ivete Sangalo terá no seu camarim água de coco natural e comida japonesa. Os Stereophonics exigem cerveja 'Budvar Chech' e vinho Pinot Grigio.

Parque de diversões “in” Bela Vista

Além de mais de uma centena de actuais musicais, o público do Rock in Rio tem uma vasta oferta de diversões à sua espera, como a roda gigante, "pool parties" ou o mais radical slide, que atravessa o recinto. Há também a Street Dance, áreas de alimentação, zona comercial e uma Área VIP, bem como os espaços dos parceiros e patrocinadores.

Bem-vindo à “cidade inteligente”

Ao entrarem no Rock in Rio os festivaleiros estão a aceder a uma “smart city”, que optimiza e gere de forma eficiente a energia, a água, o lixo e o ar. O Centro de Comando de Operações (CCO) é o cérebro desta cidade dentro da cidade. É lá que, em caso de necessidade, Protecção Civil, PSP, INEM Câmara de Lisboa, bombeiros tomam decisões rapidamente. A tecnologia está espalhada um pouco por todo o recinto e permite, por exemplo, saber onde é que há casas de banho disponíveis.

“Rockar” em segurança

O Rock in Rio tem à sua disposição mais de 1.000 profissionais na operação exterior e interior da Cidade do Rock, para garantir a máxima segurança a todos os seus visitantes. Também há um centro médico, localizado junto ao Palco Mundo, e um posto de saúde nas imediações do Palco Vodafone e da tenda Electrónica. Por todo o recinto haverá equipas móveis de médicos e enfermeiros, prontos a prestar assistência a qualquer espectador.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+