Interativo

Se Jonas e Bas Dost não jogassem, era o Braga que ia à Champions

15 mai, 2018 - 10:35 • Inês Braga Sampaio , Rui Barros

E se Jonas, Marega, Bas Dost e Raphinha não jogassem? O campeonato nacional seria bem diferente.
A+ / A-

É certo e sabido que certos jogadores têm papel fundamental nas respetivas equipas, pela qualidade e pelos golos que marcam. Agora, imagine que jogadores como Jonas, Bas Dost e Marega não entravam em campo. Quem seria campeão? Como ficaria a classificação?

As contas feitas pela Renascença mostram que, caso os melhores marcadores de cada equipa não apontassem qualquer golo, o Braga relegaria Benfica e Sporting para a Liga Europa e ficaria com os milhões da Liga dos Campeões.

Apesar dos 22 golos, o FC Porto sem Marega manteria o primeiro lugar, prova de que a grande força dos novos campeões nacionais, esta época, foi o coletivo.


Veja também:


Não só Jonas e Bas Dost foram providenciais para as suas equipas, contudo. Os dados recolhidos mostram que, sem Raphinha e William, respetivamente, V. Guimarães e Chaves sofreriam uma queda de cinco posições.

Já o Aves e o Belenenses sairiam beneficiados por esta “debandada” de goleadores. A equipa da Vila das Aves escalaria seis lugares, de uma posição em que esteve a lutar pela manutenção até à penúltima jornada para um cenário em que estaria a lutar pelo quinto lugar, de possível acesso à Liga Europa (caso o Sporting vencesse, precisamente, o Aves, na final da Taça de Portugal). Já o Belenenses passaria de 12.º para nono, melhorando três posições.

Quem não se “safava” da despromoção seria o Paços de Ferreira, que nem nesta “liga virtual” conseguia os pontos necessários para evitar a despromoção.

Já o Moreirense pode mesmo pagar um jantar a Tozé. Os oito golos do avançado colocaram o clube acima da linha de água e salvaram os cónegos de jogar na II liga.

Para chegar a estas conclusões, a Renascença recolheu os resultados virtuais de todos os jogos da I Liga sem os golos do melhor marcador de cada equipa.

[atualização a 15 de maio - detalhes do processo de triagem estatística]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André
    15 mai, 2018 Portugal 12:25
    Parabéns. assim, se veem os melhores colectivos.
  • A
    15 mai, 2018 L 12:00
    Se a minha avô não morresse ainda hoje era viva