Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

União Europeia exige investigação independente em Gaza

31 mar, 2018 - 19:33

Confrontos já fizeram pelo menos 16 mortos e 1.400 feridos.

A+ / A-
16 mortos em Gaza. Confrontos podem piorar, teme ONU
16 mortos em Gaza. Confrontos podem piorar, teme ONU

A União Europeia quer uma "investigação independente" às mortes em Gaza.

Segundo Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia, o “uso de munições reais” pelo exército de Israel, durante os confrontos na Faixa de Gaza devem ser investigados por fonte “independente”.

"A liberdade de expressão e a liberdade de reunião são direitos fundamentais que devem ser respeitados", disse a representante, falando em nome dos 28 países-membros da UE.

A ONU, através de António Guterres, também já tinha pedido uma investigação independente.

O protesto, intitulado "A Grande Marcha do Regresso", foi convocado pelo Hamas e deve durar cerca de seis semanas.

Pelo menos 16 palestinianos perderam a vida e cerca de 1.400 pessoas ficaram feridas. A maioria (758 pessoas) apresentava ferimentos provocados por balas reais disparadas pelas forças israelitas. Os restantes foram feridos por balas de borrachas e pelos efeitos do gás lacrimogéneo usado pelos militares israelitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+