A+ / A-

Futebol nacional

FC Porto fora do pódio 48 anos depois seria “pancada forte” numa história de sucesso

15 abr, 2024 - 12:40 • Pedro Castro Alves

Jorge Amaral, antigo guarda-redes dos dragões, culpa “inconsistência” pela luta com Braga e Vitória pelo terceiro lugar na Liga. Segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal é o “jogo mais importante da época”.

A+ / A-

Ficar fora do pódio da Liga, 48 anos depois, seria “uma marca” negra numa história de “vitórias e sucessos”.

Em entrevista a Bola Branca, Jorge Amaral recusa a ideia de “humilhação”, mas assume a “pancada forte” que este insucesso traria, ainda que não manche o legado de Pinto da Costa e Sérgio Conceição no clube azul e branco.

“Seria uma pancada muito forte. Não iria até à humilhação, mas seria marcar uma história de vitórias e sucessos com um ano que ficará na história. Ainda assim, seja com Pinto da Costa ou com André Villas-Boas, o FC Porto vai continuar a ganhar no futuro”, diz.

Desde a época 1975/76 que o FC Porto não termina uma edição do campeonato nacional fora do top-3. Agora, em 2023/24, os dragões estão numa luta a três pela entrada no pódio: estão em igualdade pontual com o SC Braga e com apenas mais dois pontos que o Vitória SC.

“Não se pode responsabilizar única e exclusivamente as arbitragens. O campeonato foi inconstante, o que fez com que agora estejam a lutar com Vitória e Braga pelo terceiro lugar e com que o FC Porto tenha de ganhar os seus jogos até ao fim”, analisa Amaral, em entrevista à Renascença.

Taça de Portugal para “minimizar” o estrago

Jorge Amaral considera que a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, com o Vitória, é o jogo mais importante da época portista. Os dragões trazem uma vantagem de 1-0 conseguida em Guimarães.

“É um jogo transcendente. Apesar da vantagem do FC Porto, o Vitória não tem nada a perder e vai fazer o jogo da sua vida”, começa por dizer.

“A experiência que o FC Porto tem neste tipo de jogos pode dar-lhe alguma vantagem”, completa.

Fora da Liga dos Campeões e da Taça da Liga, com a Supertaça perdida para o Benfica e a 15 pontos da liderança do campeonato, a Taça de Portugal é a única competição que resta aos dragões para evitar a primeira época sem títulos desde que Sérgio Conceição assumiu a equipa.

“Não vai salvar a época, mas uma passagem à final e conseguir bater o possível campeão Sporting, minimiza um pouco uma época muito inconstante”, conclui.

O FC Porto recebe o Vitória SC na quarta-feira, no Estádio do Dragão, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+