A+ / A-

Futebol internacional

Alguém tem saudades de Romário? O baixinho vai voltar aos relvados com 58 anos

17 abr, 2024 - 11:20 • Hugo Tavares da Silva

O futebolista, campeão do mundo em 1994, vai jogar no America-RJ, o clube que preside, para jogar ao lado do filho, Romarinho.

A+ / A-

Orientou a bola com a biqueira, enquanto os olhos miravam outro evento qualquer no campo e uma mão empurrava o projeto de ladrão de bolas que se aproximava. O que se passou naquele segundo bastava para ser convocado de urgência o sindicato dos nostálgicos que suspiram como nostálgicos.

Depois, veio a arte.

A sola da bota amansou a bola, enquanto um homem embrutecido a tentou pontapear como quem não a ama. Durante essa manobra, a sola visitou pela segunda vez aquela ferramenta redonda e irresistível. O mago fê-la passar por baixo do arco-íris que eram as pernas do tal ‘beque de fazenda’, um termo brasileiro que embrutece ainda mais os brutos defesas, uma raça que não suscita paixões.

A 'caneta', como chamam à cueca por lá no Brasil, a terra do futebol, entrou e voltou o outro homem que a mão afastou momentaneamente. A sola voltou a ser chamada para desviar a bola dos ladrões, ao mesmo tempo que os lábios das testemunhas se curvavam favoravelmente do outro lado da rede. O protagonista era Romário, eterno aparentemente, com 57 anos.

Não muito tempo depois dessa publicação viral que fabricou muita baba, que metia também golos e outros detalhes deliciosos do génio, sabe-se agora que o senhor campeão do mundo de 1994 e atual senador, agora com 58 anos, vai voltar aos ‘gramados’. Romário vai jogar pelo clube que preside, o América-RJ, onde pendurou definitivamente as botas há 15 anos.

“Galera, vocês devem estar acompanhando a possibilidade da minha volta aos gramados”, escreveu nas redes sociais. “Deixando claro que não é pra disputar o campeonato, mas sim para fazer alguns joguinhos pelo meu time do coração, o Mecão. Além disso, vou realizar mais um sonho: jogar ao lado do meu filho.”

O filho é Romarinho, tem 30 anos e fez uma carreira humilde pelo Brasil, contando com uma aventura no Japão.

O pai, Romário, um dos mais míticos avançados da história do futebol, vai receber salário. Segundo o “Globo Esporte”, será o salário mínimo, por motivos legais, que depois será doado pelo antigo ex-futebolista e novamente futebolista ao clube. O America Football Club contratou também André, ex-avançado do Sporting. A dupla promete…

O America-RJ vai jogar o Campeonato Carioca da Série A2, uma liga que arranca a 18 de maio e que conta com 12 clubes.

Romário pendurou as botas em 2009, num regresso ao futebol que visou honrar o sonho do pai Edevair (falecido em 2008), e ao longo dos muitos anos de carreira meteu golos enfiado nas camisolas de Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense. Fora do Brasil, brilhou no PSV, Barcelona e Valencia. O internacional brasileiro, que esteve nos Mundiais de 1990 e 1994 (fez cinco golos em sete jogos), passou ainda brevemente por Qatar, Austrália e Estados Unidos.

Agora, os nostálgicos que suspiram como nostálgicos vão poder matar saudades do 'baixinho' que era gigante sempre que entrava em campo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+