Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Racismo no futebol

Vinícius vs. racismo no Bernabéu. Resultado? 18 denúncias de racismo, zero condenações

26 mar, 2024 - 16:55 • Redação

Brasil e Espanha jogam esta noite na casa do Real Madrid, a de Vinícius, que na véspera chorou quando falou de racismo.

A+ / A-

A seleção brasileira de futebol defronta esta terça-feira, pelas 20h30, em pleno estádio Santiago Bernabéu, em Espanha, a seleção da casa. Vinícius Júnior regressa ao estádio do Real Madrid, a equipa que representa, para defrontar a seleção espanhola.

Em jogo de preparação para o Euro 2024 na Alemanha, para os espanhóis, e para a Copa América nos Estados Unidos, para os sul-americanos, está agendado um grito de apoio ao jogador brasileiro como forma de protesto contra o rol de 18 atos de racismo já denunciados, dos quais o craque do Real Madrid foi vítima, decorridos entre 29 de outubro de 2021 e 17 de março deste ano.

De acordo com o “El País”, nenhuma das queixas resultou em condenação, sendo que apenas uma (a tal tarja e o boneco enforcado numa ponte de Valdebebas), em janeiro de 2023, está pendente de julgamento. Seis das 18 denúncias estão ainda em sob investigação e outras cinco foram arquivadas, três delas provisoriamente.

A Federação Espanhola de Futebol, atualmente investigada por alegados crimes de corrupção envolvendo a celebração de contratos ilegais com a Arábia Saudita, castigou o Valência com o encerramento da bancada de onde surgiram os insultos a Vinícius, no dia 21 de maio de 2023. Já a Comissão Anti Violência puniu nove pessoas presentes no jogo Valladolid-Real Madrid.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+