Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Poder de compra - 15/11/2017

O Mundo em Três Dimensões

Lisboa e Porto concentram 51% do poder de compra em Portugal

15 nov, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Um em cada nove municípios portugueses apresenta um poder de compra per capita acima da média nacional. São 33 em 308 concelhos. É o que revela um estudo do INE sobre o poder de compra a nível local com dados de 2015. Nesse ano, a lista dos 10 municípios com índice mais baixo apresentavam oito concelhos do interior Norte e Centro. Os outros dois eram da Madeira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em 2015, o valor médio do indicador per capita de poder de compra era de 100,7 para o território continental, 85,5 para os Açores e 86,9 para a Madeira.

Sem surpresa, as grandes áreas de Lisboa, do Porto e outros municipios que são capitais de distrito são as zonas apresentam melhor desempenho.

Só que os 35 municípios que integram as duas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentravam 51% do poder de compra em Portugal.

E dos 10 municípios com menos poder de compra 'per capita', oito pertenciam ao Interior Norte e Centro. Os outros dois ficam na Madeira.

O mais pobre é a Ponta do Sol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.