Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Dietas para o verão - 04/07/2017

O Mundo em Três Dimensões

Quer emagrecer? 800 gramas diários de fruta e vegetais podem dar uma ajuda

04 jul, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Se já começou as férias de Verão e não foi a tempo de corrigir a silhueta e apagar – ou pelo menos reduzir – os excessos acumulados desde o Inverno, ainda vai a tempo de exibir aquele corpo de sonho na praia. Pode demorar o seu tempo mas, com esforço e vontade, chega lá: 10 porções diárias de fruta e vegetais ajudam a perder peso e a viver mais.

É pelo menos o que revela uma investigação feita no Reino Unido, envolvendo dois milhões de pessoas. Os cientistas concluem que o ideal é consumir 800 gramas de fruta e vegetais todos os dias. E isso pode traduzir-se em menos 31% de risco de morte prematura, menos 24% de risco de doença cardíaca, menos 13% de cancro.

Mas tenha cuidado e escolha bem. Porque o segredo da boa dieta está sempre no equilíbrio e na variedade daquilo que se come.

E, já agora, na limpeza também. Sim. Na limpeza da fruta e dos legumes. Morangos, espinafres, nectarinas e maçãs serão os que apresentam a maior sobrecarga de pesticidas e componentes venenosos que são utilizados para esterilizar os solos. Ao contrário, o milho doce, o abacate, o ananás, a manga, o melão ou o kiwi são mais limpinhos.

Depois há que evitar os açúcares. E não pense que não pode comer um geladinho uma vez por outra. Porque, além de saber bem ao paladar, faz bem à cabeça. E Verão sem gelados não é Verão.

Mas leia bem os rótulos daquilo que consome porque certamente vai encontrar os outros nomes do açúcar. Que parecem bonzinhos. Ou menos maus. Só para aliviar eventuais remorsos. E há pelo menos 30 exemplos de açúcar adicionado nos alimentos que sob outra capa podem passar ao lado dos mais despercebidos.

Xarope de acer, xarope de malte, e demais xaropes, sumo de cana, açúcar de beterraba, frutose, sacarose, isoglucose, lactose e outras 'oses' que mais não são açúcar adicionado aos alimentos.

Por isso tenha cuidado com a boca e com o corpo: pode sempre optar por ir ao ginásio, ou fazer um jogging.

Meia hora de corrida a um ritmo normal pode queimar até 620 calorias. Mas se acha que tem os dotes de um Cristiano Ronaldo ou de um Messi, saiba que pode perder até 740 calorias por hora a correr e a dar uns chutos atrás de uma bola.

Mas há mais: pode sempre beijar.

Estranho? Sabia que pode perder duas calorias com um beijo de um minuto?

Pelo menos os cientistas dizem que sim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.