Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Podem os portugueses confiar na Justiça? - 27/0572017

Da Capa à Contracapa

Podem os portugueses confiar na Justiça?

27 mai, 2017


Sobre a Justiça, é comum ouvirmos frases como esta: “A justiça é lenta e é só para quem pode pagar”. É sabido que os portugueses não confiam na justiça. E os dados científicos disponíveis comprovam-no. A percepção que temos dos casos mais mediáticos, a pressão feita sobre o sistema judicial e a falta de confiança dos portugueses na Justiça é o tema do Da Capa à Contracapa desta semana. São convidados do programa Nuno Garoupa, autor do ensaio “O Governo da Justiça”, e Mariana França Gouveia, coordenadora científica do estudo “Justiça Económica em Portugal”, ambos publicados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    27 mai, 2017 Lisboa 19:37
    Confiar na justiça? Mas em qual justiça? Não se pode confiar naquilo que não existe. Basta ver e ouvir o Hernani no programa da Julia Pinheiro para se ter uma visão do que é a inJustiça em Portugal. Hoje tenho mais medo da justiça que tinha no tempo da ditadura.
  • 27 mai, 2017 aldeia 13:34
    "se" tiverem dinheiro......SIM.
  • Para refletir...
    27 mai, 2017 Almada 12:43
    Chega de atirar areia para os nosso olhos! Será que é assim tão difícil perceber que o grande problema da justiça é a opacidade assustadora! E que os grandes culpados são os media que ignoram quase tudo. É simples, não se pode confiar em nada onde haja opacidade.
  • ai, jesus
    27 mai, 2017 AN 10:17
    A resposta é SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM! Eu confio na justiça, ENQUANTO NÃO PRECISAR DELA!!!