Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Chocolate - 20/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

Chocolate, tentação para a maioria. Quem come mais e quem produz?

20 abr, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Cada português come em média, um quilo e meio de chocolate por ano, três vezes menos do que um espanhol ou um italiano e quatro vezes menos do que um francês.

Branco, negro, de leite, belga ou suiço. Vai um quadradinho de chocolate? Provavelmente haverá poucos resistentes a esta verdadeira tentação.

Se é um amante incondicional de chocolate, imagine-se frente a frente com uma tablete ou com uma caixa de bombons. Era capaz de devorar tudo em minutos, não era?

O único remorso que sentiria era no tamanho da roupa a subir, no ponteiro da balança a resvala para a direiita.

Se calhar ao contrário do que imaginava, Portugal até nem é grande consumidor de chocolate, pelo menos se compararmos com outros países da Europa, conhecidos pela excelência do chocolate que produzem.

Cada português come em média, um quilo e meio de chocolate por ano, três vezes menos do que um espanhol ou um italiano e quatro vezes menos do que um francês.

A partir daqui, tudo lhe poderá parecer excessivo, mas acredite que há verdadeiros campeões europeus do chocolate.

Em média, por ano, um cidadão suíço come 12 quilos de chocolate por ano. Mas, ao contrário do que se possa imaginar, não é o maior produtor de chocolate do mundo. Aliás, o país é 10.º classificado no ranking de maiores produtores e exportadores de chocolate, atrás de Reino Unido, Canadá, França, Polónia, Itália, Estados Unidos, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Cada alemão come, em média 10 quilos de chocolate por ano. Para que tenha uma ideia, a industria germânica exporta 17% do que produz e isso gera uma facturação que ultrapassa os quatro mil milhões de euros.

Mas se Portugal não bate recordes no consumo, saiba que exportamos a nossa produção para 30 países, o que representa uma facturação entre os 10 e os 15 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Ferreira da Sil
    20 abr, 2017 Gaia 08:56
    E o que dizer da quantidade incrivel de chocolate importado , muitas vezes de péssima qualidade?