Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Dia da Mulher - 08/03/2017

O Mundo em Três Dimensões

Na Letónia elas é que mandam. Há mais mulheres do que homens em cargos de topo

08 mar, 2017 • André Rodrigues


De acordo com o Eurostat, por cada 10 gestores de topo na Letónia, 5,3 são mulheres. De resto, é no leste da Europa que os países da União mais se aproximam da igualdade de género nos níveis mais altos de gestão. Na Bulgária e na Polónia, quatro em cada 10 chefes são mulheres, assim como na Estónia, na Hungria, na Roménia e na Lituânia. Mas também em França e na Suécia. Mas a realidade do conjunto europeu está muito longe da igualdade. Tanto na paridade como a nível salarial. De acordo com a média calculada pelo gabinete de estatísticas da União Europeia, uma mulher que desempenhe um cargo de chefia ganha menos 77 cêntimos por hora do que um homem com as mesmas funções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    08 mar, 2017 Lisboa 14:22
    Título da notícia: Na Letónia elas é que mandam. Há mais mulheres do que homens em cargos de topo Texto da notícia: De acordo com o Eurostat, por cada 10 gestores de topo na Letónia, cinco são mulheres. Senhores/as jornalistas (se assim posso chamar), onde existem mais mulheres a mandar!? Fiquem sem perceber....
  • Luis Pontes
    08 mar, 2017 Montemor o novo 12:28
    Teorias da treta. Igualdade havera concerteza mas estas estatisticas não sondam a percentagem de mulheres que têm como ambição atingir um alto cargo de chefia. Eu ja perguntei a varias amigas e é muito mais raro as mulheres terem como ambição o poder ou altas remunerações . esta estatisticas só mostram que ha mais homens com ambições de poder e materialistas. O que de resto não trás felicidade a ninguem por si só. Por isso força mulheres que querem so ser felizes com vidas mais simples e mundanas. Estou convosvo. Sou homem e por vezes tenho ambição de mais. Secalhar a natureza é que nos faz assim.