Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​A incógnita Trump

20 jan, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


São mais as dúvidas do que as certezas sobre a actuação de Trump como presidente.

A posse de Trump fica marcada pela divisão dos EUA em relação a ele, que tem agora a mais baixa taxa de aprovação de um presidente eleito desde há 20 anos. Antes da posse, Trump quebrou a tradição e multiplicou as suas intervenções. Mas não dissipou as dúvidas sobre o que irá fazer.

Algumas coisas parecem certas: a hostilidade de Trump aos jornalistas (que é recíproca), a aproximação a Putin, o confronto com a China, o proteccionismo. Mas sobre outros pontos permanecem dúvidas, até porque membros do seu governo exprimiram opiniões divergentes de Trump – por exemplo sobre a NATO (que ele considerou “obsoleta”).

Trump inicia o seu mandato em conflito com os serviços secretos, o que não é tranquilizador. E chefia um governo de multimilionários, após ser eleito pelos deserdados da globalização. Atacou Wall Street, mas vai facilitar-lhe a vida reduzindo a regulamentação. Acresce que Trump mantém sérios conflitos de interesses: com os negócios familiares e na colocação do seu genro como assessor na Casa Branca.

Trump não tem qualquer experiência política. Há motivos para preocupação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana de Lemos
    21 jan, 2017 Lisboa 16:09
    Vamos seguir o exemplo de Frau Merkel (CDU) e Herr Schäuble (CDU) que se mostram particularmente serenos, e aguardemos o iniciar dos contactos que aí vêem. O actual Ministro dos Negócios Estrangeiros Alemão (e muito provavelmente futuro Bundespräsident), Herr Steinmeier (SPD), é um homem que se destaca pelas suas qualidades diplomáticas. Neste momento, impõe-se a calma. A Alemanha terá sempre um papel decisivo neste "xadrez"; disso não tenho qualquer dúvida. E esse papel será o da defesa da Liberdade, da Tolerância e da Democracia. A nossa "âncora" será a Alemanha, na resistência contra os movimentos populistas que se agitam, num mundo de águas turvas entre dois homens imprevisíveis: Putin e Trump. Mas a acção da Alemanha far-se-à sempre sentir através de um modus operandi prudente, moderado e conciliador.. A Sra. Chanceler é Mestre nesse domínio. Veste melhor as calças do que muitos homens!
  • Miguel Botelho
    20 jan, 2017 Lisboa 08:28
    Donald Trump venceu as eleições por colégios eleitorais e deve tomar posse, hoje, na Casa Branca. Quanto aos receios do autor desta coluna de opinião, talvez haja mais motivos de preocupação em relação aos artigos exibidos aqui pelo prof. Sarsfield Cabral, do que pela presidência de Donald Trump. Gostaria de dizer ao mesmo e à Renascença para deixarem de usar a censura nos meus comentários. Relembro que a mesma foi corrente em Portugal durante os anos da ditadura (tão amiga dos olhos do professor Sarsfield Cabral). Relembro também ao senhor comentador Vítor Lopes que deve usar o dicionário quando escrever. A palavra «reaccionário» (adaptada para o professor Sarsfield Cabral» nada tem a ver com «racionário», opção errada e «calina»).