Emissão Renascença | Ouvir Online
Cristina Sá Carvalho
Opinião de Cristina Sá Carvalho
A+ / A-

​Guias para um final feliz

17 jan, 2017 • Opinião de Cristina Sá Carvalho


Homenagem a três homens que nos deixaram nos primeiros dias de Janeiro, depois de, arriscadamente, terem disposto das suas longas vidas em defesa daquilo e daqueles que não são inferno.

Italo Calvino escreveu (La città invisibili, 1972): “O inferno dos vivos não é algo que está para vir; há um, o que já existe aqui, o inferno que habitamos todos os dias, que formamos estando juntos. Há duas maneiras de não o sofrer. A primeira é fácil para muitos: aceitar o inferno e tornar-se parte dele até ao ponto de deixar de o ver. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuos: procurar e saber quem e o quê, no meio do inferno, não é inferno, e fazer com que dure e dar-lhe espaço.”

Esta é a minha homenagem a três homens que nos deixaram nos primeiros dias de Janeiro, depois de, arriscadamente, terem disposto das suas longas vidas em defesa daquilo e daqueles que não são inferno.

Zygmunt Bauman, reconhecido pela identificação da “vida líquida” e das múltiplas formas da sua angústia e incerteza, dedicou-se lucidamente à defesa da sociedade como acordo e participação, mas também como o poder que confere dignidade ao acordado e ao partilhado. A sociedade é esse poder porque, como a natureza, já cá estava antes de nascermos e continuará a estar muito depois de termos desaparecido. Viver em sociedade – encontrar um acordo, partilhar e respeitar o que acordámos – é, pois, a única receita que há para sermos felizes. Ainda assim, essa felicidade, ameaçada pela perda do sentido e da eternidade, por si só, não durará para sempre. É necessário que nos empenhemos em a desenvolver e em a proteger. A possibilidade de existirmos num arranjo de caçadores curtidos que se dedicam a predar os mais fracos parecia a Bauman um sério risco para a vida de todos e avisava, na esperança de os ver surgir, que os homens e as mulheres que se dedicassem a lutar por descobrir “quem e aquilo que não é inferno” teriam de enfrentar todo o tipo de pressões para que se aceite como inferno aquilo que realmente o é.

Daniel Serrão também nos deixou há dias. Muitos dos mais conhecedores o identificam como a figura nacional mais influente no desenvolvimento da bioética. Credenciado por uma reconhecida competência científica e uma abrangente cultura foi, toda a sua vida adulta, um brilhante estudioso que, na sociedade e na Igreja, manteve vivo dos mais corajosos diálogos entre os resultados da moderna investigação e os perenes valores do Magistério, cuja reflexão ajudou a progredir. Será sempre lembrado como uma voz poderosa e clara em defesa da vida, identificando uma parte substancial do inferno a que Calvino se refere com o aborto e a eutanásia, a que vigorosamente se opôs, como “soluções” egoístas, obsoletas e indignas para a nossa condição comum. A sua longa, intrépida e inteligente vitalidade perdurará entre todos aqueles que puderam beneficiar da sua benévola e desafiadora influência, assim como dos seus esforços conscientes para construir uma sociedade mais justa e mais moderna.

E ainda uma palavra para Mário Soares. Há anos, quando alguns assinalaram o início do declínio da sua providencial intuição estratégica, tive oportunidade de, aqui mesmo, agradecer a liberdade que, em grandíssima parte, devemos a esse “monarca”, e de sorrir um pouco com tudo o que lhe perdoámos, com maior ou menor mágoa, conforme aquilo que ganhámos ou perdemos durante os anos conturbados do PREC. Agora, as evocações proporcionadas pela sua morte – objecto de um notável reconhecimento internacional – pareceram-me sublinhar como, para o bem e para o mal, e com todas as virtudes e disfuncionalidades inerentes, o partido que fundou tinha, também, a marca, interessante e distintiva, de uma grande família política. Mas esse estilo genealógico de estar na vida pública parece ter desaparecido com a falta de herdeiros naturais, o afastamento deliberado dos melhores e a luta provocada pelo oportunismo de alguns dos entretanto surgidos. Tal como a fragilização do projecto europeu, este deve ter sido um dos maiores pesares do antigo Presidente. Fica-nos o seu exemplo de coragem e a democracia que, em grande parte, dela resultou.

Finalmente, o desaparecimento destes líderes recorda-nos que as sociedades de hoje não vivem, apenas, a cíclica orfandade resultante da perda das suas mais influentes figuras. E o tempo de hoje já não é o tempo da reconfiguração geracional dos passados mas a exclusão do passado e do futuro ou, como Bauman afirmou, viver esta experiência, sem precedentes, de existir fora da transcendência e da necessidade de imortalidade. “Nunca estivemos aqui. Falta ver como é o «estar aqui» e quais as consequências duradouras que isto tenha”, escreveu. “Isto” é particularmente relevante quando, a horas de uma nova América, o próximo líder – eleito – demonstrou uma total falta de julgamento e de interesse pela adopção de uma postura de Estado e, ao contrário de Bauman, Serrão ou Soares, uma abrangente incapacidade para nos guiar até um final feliz. Onde será que vamos parar?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    19 jan, 2017 Tojal 11:23
    A maior divida de gratidão para com Soares é a divida das famílias divorciadas, recordo as palavras de soares penso que em 96 " Esta lei do divorcio, que agora aprovamos é um prenda para os muitos católicos portugueses" Se atendermos aos malefícios de tal lei podemos cantar como Pessoa "Ó mar salgado... Quantos filhos abandonados quanta violência doméstica para que tal lei fosse nossa." Há naquele tempo não havia estatísticas !!!! Sim não havia estatísticas, mas havia amor.
  • Indignado
    18 jan, 2017 Tomar 12:38
    Sr.ª Cristina, pela foto, já tem idade para ter juízo e coerência. Como pode enfiar no mesmo artigo e pelos mesmos motivos, um Homem, um Cristão, recto, honesto (sabe o que é?), defensor da Vida, que nunca manipulou nem enganou os outros, com um dos responsáveis pela vergonhosa descolonização, nacionalizações e posteriores falências? Como pode elogiar um abortista, mação e ateu, responsável pela matança de milhares de bebes e criação de clínicas de extermínio? Já pensou como estava o país quando ele o governou, as bancarrotas, a fome que havia, especialmente na zona de Setúbal? Que liberdade, que democracia ele defendeu..., ou tenho de lhe recordar que alguns dos maiores déspotas da humanidade, também falavam em liberdade, em democracia? E não conhece os genocídios cometidos por democracias, caso da Inglaterra, E.U.A. ou França nos idos de 40,50, 60? O que sabe do contrabando de marfim e diamantes com a UNITA do Savimbi quando o filho teve o acidente na Jamba, ou do inchaço dos terrenos do colégio moderno à custa de terrenos da Universidade Clássica de Lisboa (ler artigo de António Cereja no Público de Abril de 2000)? Liberte-se do servilismo, da mordaça do politicamente correcto, que os abortistas, os vermelhos andam impondo pelo marxismo cultural, mascarados de democratas! Espero que respeitem e não censurem..., estas verdades!