Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​A Taça de novo

17 jan, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Com oito equipas ainda em prova, vamos encetar logo à noite uma jornada - quartos-de-final - que se prolonga por dois dias.

Um mês depois de a Taça de Portugal ter andado à roda pela última vez, aí está de novo a prova rainha, a menina bonita do calendário do futebol português.

Com oito equipas ainda em prova, vamos encetar logo à noite uma jornada - quartos-de-final - que se prolonga por dois dias e que, entre as equipas ainda em prova, conta somente com dois grandes, Sporting e Benfica, os quais ainda podem aspirar a chegar à final de Maio, no Estádio Nacional.

Ao Benfica, o sorteio parece ter destinado menores dificuldades.

O seu adversário será o histórico Leixões, da segunda Liga que, para cúmulo, vai jogar amanhã, no estádio da Luz, esta cartada decisiva.

Leixões que, curiosamente, já tem o seu nome inscrito no historial da competição, na qualidade de vencedor.

Esse triunfo remonta à temporada de 1960-61, quando os leixonenses, então designados por “bébés de Matosinhos” desfeitearam o Futebol Clube do Porto no seu próprio estádio das Antas, numa final em que venceram por 2-0.

Agora, o Leixões Sport Clube debate-se com enormes dificuldades, no vigésimo lugar na classificação da segunda Liga, por enquanto em risco de despromoção.

O jogo grande desta eliminatória vai, no entanto, ter lugar no estádio Municipal de Chaves, onde o Sporting joga cartada decisiva, por razões reconhecidas e a dobrar: antes de mais, para tentar chegar às meias-finais, e depois para se reabilitar do recente mau resultado frente ao mesmo adversário transmontano em jogo a contar para o campeonato.

Um jogo que deixou marcas profundas no clube de Alvalade e cujas repercussões têm provocado enorme agitação, por força de notícias e desmentidos que trazem em alvoroço a família sportinguista.

Por esta altura, ninguém está em bons lençóis, pelo que o jogo desta terça-feira suscita expectativa sobre aquela que poderá vir a ser a reacção da equipa de Jorge Jesus e a resposta que será ou não capaz de dar num momento em é jogado praticamente todo o futuro de uma época que ainda apenas está a meio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel gomes
    17 jan, 2017 gondomar 08:36
    conta com os dois grandes e com o arbitro LUIS GORDINHO