Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Antes que seja tarde

13 jan, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Antes que seja tarde, será de todo conveniente que se estabeleça um clima de entendimento, e não se transformem os árbitros nas vítimas de erros que nem sempre lhes cabem.

Como todos estamos bem lembrados, no anterior fim-de-semana não houve grande alarido à volta da actuação das equipas de arbitragem que dirigiram os nove jogos da penúltima jornada do campeonato da liga principal.

O Benfica porque protagonizou um jogo sem casos em Guimarães passou ao lado do tema do momento, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto remeteram-se a prudente silêncio com a consciência de que foram ambos beneficiados nos desafios em que enfrentaram o Feirense e o Paços de Ferreira, respectivamente.

É, aliás, o que acontece quando algum dos três grandes “sai por cima” nos jogos em que tomam parte.

Barulho, sim, é quando as coisas ocorrem ao contrário e há motivos para bramar por esse país fora utilizando os mais diversos canais.Trata-se de uma realidade com a qual convivemos há muitos anos, e que nunca deixou indícios de que poderia reverter.

Depois do que aconteceu na quarta-feira, dia em que o Conselho de Arbitragem chamou à sua sede todos os representes dos clubes com futebol profissional, estes compareceram de forma esmagadora. No final ficou a ideia, até entre os habitualmente mais recalcitrantes, de que poderíamos vir a estar perante uma fase nova, marcada pela pacificação de que só beneficiaria o todo do futebol português.

É aquilo que se espera fique a marcar a jornada que vai ter início amanhã à tarde.

Antes que seja tarde, será de todo conveniente que se estabeleça um clima de entendimento, e não se transformem os árbitros nas vítimas de erros que nem sempre lhes cabem.

Bom será que os clubes, todos os clubes, comecem a olhar mais para dentro de si próprios, para os seus lapsos de jogo e para os seus erros de estratégia, não procurando encontrar responsáveis noutros domínios que não sejam os seus.

A jornada 17 pode ser o dealbar de um novo dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel gomes
    17 jan, 2017 gondomar 12:28
    Cada vez mais lhe digo que está ultrapassado, com que então o SPORTING foi beneficiado assim como o PORTO e o BENFICA não por amor de DEUS seja correto, para que saiba o 1º golo do BENFICA nasce de uma falta no meio do campo a favor do GUIMARAES que o arbitro não marca e depois dá-se o contra ataque, e isto nas barbas do arbitro e depois você tem a descarades de dizer que o BENFICA não foi ajudado isto não é preciso ter lata é latão
  • Constancio
    14 jan, 2017 Alverca 21:12
    "...que dirigiram os nove jogos da penúltima jornada do campeonato da liga principal." !? Já agora de que ano é que o senhor Cristóvão está a falar? Só se for o campeonato a época passada, porque nesta época a penúltima jornada só será em Maio 2017. Tenha mais cuidado a escrever... Não diga calinadas.
  • Francisco de Sousa R
    14 jan, 2017 Porto 18:37
    Senhor Ribeiro Cristóvão Os meus cumprimentos. Não perco um relato da Renascença. Todavia, e por ler o seu artigo sobre a arbitragem, quando diz "...será de todo conveniente que se estabeleça um clima de entendimento, e não se transformem os árbitros nas vítimas de erros que nem sempre lhes cabem.", seria bom que ouvisse os atuais relatos porque, na minha opinião, relatos são relatos e comentários são comentários feitos pelos comentadores residentes da RR. O que não pode é ouvir-se dizer que esta ou aquela equipa viu ser escamoteado um penalti, viu um golo mal anulado, viu um fora de jogo mal assinalado e por aí fora. E é o que se está a ouvir mais, neste momento, nos relatos e nos comentários. Depois os ânimos exaltam-se e os árbitros são fáceis de atacar. Não seria mais sensato relatar e comentar, apenas?
  • Ricardo MArtins
    13 jan, 2017 Lisboa 17:11
    Este senhor é um cómico agora o SPORTING foi beneficiado no jogo com o Feirense resta saber, aonde deve ter visto o jogo com lentes vermelhas e as cataratas já não perdoam
  • Henrique Vila Forte
    13 jan, 2017 Algés 15:12
    SR.RC: um artigo bem feito e bem intencionado, cumprindo as regras de um jornalista que é não levar ao público em geral o desaforo, mas a calma e a tranquilidade. Para já o pessoal do seu clube não para, ou fazem como eles dizem e querem (imagine-se!!!) ou vão estar sempre no contra, para mais com eleições a termo. Tenho saudades daquele senhor que em todas as entrevistas dizia aos jornalistas, "vocês sabem o que eu quero dizer"! Também nunca consegui que algum tivesse decifrado essa frase, talvez defeito meu. Agora faz coro, e estou com curiosidade em saber onde isto tudo vai parar, eleições incluídas. É pena, porque o Sporting sempre foi um clube de nobre gente - eu não disse gente nobre! Melhores cumprimentos, Henrique Vila Forte