Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

O mais doce dos sofrimentos

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Naqueles dias, uma mulher saiu de sua casa decidida a arriscar-se. A comprometer tudo o que tinha, a sua vida calma, a sua estabilidade e as suas seguranças, em troca de um sonho quase impossível: viver a sua vida de acordo com aquilo que acreditava que a poderia fazer feliz.


Seguiu a direito na vida. Sem se inclinar para lado algum. Sincera, honesta e verdadeira. Errou, caiu e levantou-se, muitas vezes. Teve de enfrentar adversidades que nem sequer sabia que existiam. Foi abrindo algumas portas de esperança em alguns momentos de trevas. Teve a força de ser paciente, sofrer sem desistir. Afinal, quem não for capaz de vencer as sombras que tem nunca chegará a ser luz. Quem não ama, vagueia nas trevas.

Um dia enquanto construía o seu caminho uma enorme paz invadiu-lhe o coração. Nesse instante compreendeu que a felicidade é a paz de confiar.

Um dia alguém lhe perguntou de onde vinha a sua força. Ela respondeu:

“- Quem me possibilita ir mais longe são a minha família e os meus amigos. Não pela ajuda que me podem dar enquanto subo o íngreme caminho dos meus sonhos, mas pela certeza de que se cair e resvalar... ainda que seja mesmo até ao fundo do vale, alguns deles estarão comigo, gostarão de mim como sempre... ajudar-me-ão a erguer-me e a lutar de novo. Mais, não me deixarão enquanto não estiver outra vez a caminho... assim, também eu estou atenta aos caminhos e aos descaminhos dos que amo. Mas só vou ao seu encontro quando as adversidades parecem estar a derrubar o seu coração. E retiro-me assim que estiverem de novo a caminho da sua felicidade.”

Amar é ser paz.

O amor liberta-nos das penas, mas isso passa pelo sofrimento das dores que causam.




(ilustração de Carlos Ribeiro)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Figueiredo
    24 dez, 2016 Coimbra 16:33
    "O amor liberta-nos das penas, mas isso passa pelo sofrimento das dores que causam." Não há amor sem sofrimento, não existe dor que que conheça cura sem amor. Bonito!