Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Entrar bem, sair mal

24 nov, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Depois de os dragões terem deixado tudo em suspenso para a jornada final da Champions, o Benfica quis ir na peugada do seu rival nortenho ficando também à espera para tentar resolver tudo a seu favor no estádio da Luz.

Parece continuar a ser necessário recordar a algumas equipas portuguesas que os jogos de futebol disputam-se sempre em noventa minutos, divididos em duas partes de quarenta e cinco minutos cada.

Uma ideia que ganhou ainda mais força depois de termos visto o Futebol Clube do Porto, na terça-feira, e o Benfica, ontem à noite, terem oferecido, de bandeja, meio tempo de avanço aos respectivos adversários na Liga dos Campeões.

A única diferença reside no facto de os portistas terem sido mais displicentes logo no arranque do jogo em Copenhaga, enquanto as águias passaram a voar baixo no segundo tempo, depois de uma exibição de gala, coroada com três golos, no frenético estádio de Istambul, onde o Besiktas não tem por hábito conceder facilidades aos seus adversários, como já se sabia.

Depois de os dragões terem deixado tudo em suspenso para a jornada final da Champions a realizar no próximo dia 7 de Dezembro, o Benfica quis ir na peugada do seu rival nortenho ficando também à espera para, um dia antes, tentar resolver tudo a seu favor no estádio da Luz, contra um adversário que infunde respeito, o Nápoles.

O campeão português podia ter regressado de Istambul em situação bem mais confortável.

Depois de um primeiro tempo de luxo, do melhor que se tem visto nesta temporada, o que se seguiu foi um desastre.

Razões? Sim, várias. Mas a mais importante poderá ter passado forçosamente pela gestão levada a cabo pelo seu treinador.

Porque se é verdade que Rui Vitória tem no seu registo momentos espectaculares com rendimento muito elevado, na tarde de ontem talvez algumas coisas pudessem ter sido decididas ao contrário.

Por exemplo, deixar Fejsa tanto tempo sozinho numa zona nevrálgica do terreno onde a pressão dos turcos aumentava à medida que decorriam os minutos, poderá ter sido o lapso mais comprometedor, e para qual só o próprio técnico poderá ter explicações.

E se calhar está em condições de o fazer.

Na derradeira jornada tudo poderá e deverá ser diferente, porque o Benfica já justificou plenamente que o seu lugar é, outra vez, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.