Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Travar o populismo

22 nov, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Candidatura de Merkel abre janela de esperança.

A eleição de Trump deu alento aos populistas na Europa. Mas, no último fim-de-semana, dois factos trouxeram alguma esperança de travar a vaga xenófoba e eurocéptica.

A chanceler Merkel anunciou que se candidataria a um quarto mandato. O capital político de Merkel baixou com a crise dos refugiados. A chanceler tomara uma posição corajosa e solidária de abertura à vinda de refugiados, posição que não foi aceite por muitos alemães. Mas Merkel já recuperou um pouco dessa bem intencionada imprudência.

Não se vislumbra na Europa outro líder com a determinação dela para impedir a fragmentação da UE. E com autoridade para se opor às tendências isolacionistas e xenófobas de Trump.

Em França, as primárias da direita eliminaram Sarkozy. Os conservadores precisam de um líder capaz de vencer Marine Le Pen numa provável segunda volta das eleições presidenciais francesas, em Abril-Maio de 2017.

Ora, a estratégia de Sarkozy (que o levou à presidência em 2007, mas não funcionou contra Hollande em 2012) consistia em se apropriar de bandeiras das Frente Nacional de Le Pen. Estratégia agora derrotada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Pais
    23 nov, 2016 Lisboa 15:47
    Populismo vs Tachismo, prefiro o Populismo! Já chega de nos roubarem! #renovarportugal
  • Justus
    23 nov, 2016 Espinho 12:54
    Blá, Blá, Blá. Estes fariseus hipócritas que agora andam por aqui a defender os refugiados são os mesmos que, com o seu silêncio e covardia, permitiram que os seus países fossem totalmente destruídos por bandos de burocratas a soldo dos grandes interesses ocidentais. Onde estava a Srª Merkel quando o Egipto, a Tunísia, a Líbia, a Síria, o Iraque, etc., etc. foram varridos por ondas de terroristas e manipuladores da opinião pública, criando o caos e a desordem? Onde estava esta senhora Merkel e o Sr. Sarsfiel? Agora estão a ver os resultados daquilo que sempre apoiaram para benefício dos países ditos ocidentais. Quando num país não há pão nem trabalho, o que espera o Sr. Sarsfield? Já nos aconteceu quase o mesmo no passado, quando tivemos que emigrar em massa por causa das políticas erradas dos então governantes, aqueles que o Sr. Sarsfield gosta de seguir e elogiar, pois claro. Em vez de criticar os resultados desta emigração forçada, deveria, isso sim, criticar as ações que levaram e levam a estes resultados. Primeiro, agride-se as pessoas e tudo bem. Depois, lamenta-se que haja alguém que não lhes preste assistência. Mas porque é que os agrediram? É preciso acabar com estes fariseus hipócritas.
  • castanheira antigo
    23 nov, 2016 almada 10:39
    O populismo de Sarfield cabral é notorio quando utiliza as palavras egoismo e chenofobia para os que não concordam com o "stato quo" corrupto e irresponsavel do mundo ocidental . A concentração de poder (caso da europa) nunca da bom resultado e a democracia faz-se com descentralização e não o contrario . Vive-se no mundo ocidental , uma grande perseguição ao cidadão comum por parte de governos , esses sim populistas de cariz socialista que aliados aos banqueiros controlam tudo e todos fazendo do cidadão comum autenticos escravos economicos cuja opinoão não conta visto que os "media" são controlados por patrulhas ideologicas do politicamente correcto . Como alguem nestes comentarios ja disse e a historia comprova-o que estas invasões pacificas desaguam geralmente em guerras ( a queda do imperio romano deveu-se em grande parte ao elevado numero de refugiados barbaros que se aliaram posteriormente aos invasores ). Nao nao é genofobia é uma questao de bom senso . Ajudar os refugiados ? Sim , mas na sua propria terra e chamar os estados arabes ricos a colaborar . Pede-se aos jornalistas que saiam do colete de forças do "politicamente correcto" e se libertem de preconceitos e se mantenham isentos perante as forças politicas que emergem perante poderes de ideologia marxista altamente corruptos que dominam o mundo ocidental.
  • Eduardo Rocha
    23 nov, 2016 Lisboa 00:02
    Angela Merkel foi do pior que poderia ter acontecido aos alemães, nomeadamente na questão dos refugiados: Merkel está a fomentar indirectamente o caos e o terrorismo na Alemanha (como se poderá facilmente constatar!)! Apenas políticos que se tornaram IDIOTAS ÚTEIS (uns por ingenuidade e outros movidos por ganhos corruptos) ou gente manipulada pelo POLITICAMENTE CORRETO poderão ser a favor da entrada de tantos refugiados (muitos deles militantes do Estado Islâmico disfarçados de refugiados) num país! É fundamental que o povo alemão se revolte e ponha um fim imediato a tão desastrosa e criminosa politica!
  • Anónimo
    22 nov, 2016 Condado Portucalense 16:41
    Miguel Botelho, Eis a resposta: http://www.pnr.pt/2016/11/totalitarismo-dos-tolerantes/
  • Miguel Botelho
    22 nov, 2016 Lisboa 12:50
    Como se previa, tudo muito mal analisado pelo dito professor «Cabral». Para começar, como está a situação dos trabalhadores na Alemanha? Mal. Como vai a economia alemã? Mal. Foi com Merkel e com o seu programa económico de austeridade que a própria economia alemã falhou e que até deu origem a «deficit». Nada foi dito por cá, mas a Alemanhã também definhou e de que maneira. O capitalismo predador (globalização), dominado pelos bancos está a perder a força. Viu-se isto com o Brexit e com a vitória de Donald Trump nas eleições americanas. Portanto, ao contrário do que o professor «Pardal» ou «Cabral» afirma, Merkel nunca será uma janela de esperança. Merkel é ainda representante da globalização falhada e que levou um imenso murro com a vitória de Trump.
  • António Costa
    22 nov, 2016 Cacém 09:30
    A "posição corajosa e solidária de abertura à vinda de refugiados" no Líbano acabou numa terrível guerra civil, nos anos 70, do Séc. XX. É isso que o Francisco Sarsfield Cabral pretende para a Europa, uma guerra generalizada? O que se passou na História recente ainda não foi suficiente?