Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Espanha: nova eleição apenas adiada?

24 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A abstenção dos socialistas permitiu desbloquear o impasse. Resta saber quanto tempo irá durar o novo executivo.

Mariano Rajoy continuará primeiro-ministro de Espanha, à frente de um governo minoritário do PP (direita). É notável para um partido onde têm surgido tantos escândalos; e Rajoy não transmite a imagem de um líder carismático.

A abstenção ontem decidida pelos socialistas (PSOE) permite evitar uma terceira eleição geral, após dez meses de governo de gestão. Mas ninguém sabe quanto tempo irá durar o novo executivo. O PSOE receia que o mais esquerdista Podemos passe a liderar a oposição ao PP.

O PSOE está dividido e, deixando Rajoy tomar posse, não irá dar a mão ao seu governo minoritário. Por isso, é possível que, impedido de governar por não ter maioria no Parlamento, Rajoy mais tarde ou mais cedo provoque eleições – há sondagens que lhe dão uma maioria em coligação com o partido centrista Ciudadanos.

Notável é, também, o crescimento económico espanhol – mais de 3%, apesar da instabilidade política.

É bom para nós, pois a Espanha é o primeiro parceiro económico de Portugal. Mas o crescimento da nossa economia ser apenas um terço do espanhol faz-nos uma certa inveja...
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.