Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O mal menor

21 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A banca é hoje um dos sectores onde a diferença de vencimentos é mais chocante, até porque o negócio bancário é agora menos lucrativo.

É característico do capitalismo actual o abismo crescente entre as remunerações dos gestores de topo e os salários da maioria dos trabalhadores. Paradoxalmente, essa diferença era bem menor há um século, quando o Estado social ainda não passava de uma aspiração e imperava um capitalismo selvagem. A banca é hoje um dos sectores onde a diferença de vencimentos é mais chocante, até porque o negócio bancário é agora menos lucrativo.

Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha tem havido iniciativas de accionistas para limitarem exageros nas remunerações dos gestores de topo. Já a limitação, através da lei, do que ganham gestores privados é excluída, por configurar uma abusiva interferência na liberdade empresarial.

A Caixa Geral de Depósitos é um banco público, do Estado. Só que baixar o vencimento dos seus gestores para níveis abaixo do que ganham os gestores de bancos privados dificultaria o recrutamento de administradores de qualidade e, portanto, a capacidade competitiva da CGD. O que sairia caro a todos nós, contribuintes. Daí que o Governo tenha escolhido o mal menor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Cristina
    21 out, 2016 Amadora 20:16
    O mal menor seria fazê-los pagar a porcaria que tem feito. Ninguem ve o governo a subsidiar empresas privadas, e quanto mais precisam menos ajuda, como financia e subsidia bancos. Nao ponho em causa a sua importancia para a economia, ponho em causa a moralidade das pessoas que decidem, mas parece que ser mentiroso e ladrao e o que rende mesmo por ca. Sempre ouvi dizer que os exemplos vem de cima, bons e maus, e tendo em conta os ex3mplos dados pelo estado o que me surpreende e que ainda haja tanta gente a pagar imposto, porque a fugir certamente sao cada vez mais.