Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Mudança de rumo

17 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Do consumo privado passa-se, agora, para as exportações e o investimento como motor do crescimento.

O Governo negará sempre, mas a proposta de Orçamento para 2017 altera a sua estratégia económica.

Do consumo privado passa-se, agora, para as exportações e o investimento como motor do crescimento – notou o Conselho das Finanças Públicas, liderado por Teodora Cardoso. Mas a convicção governamental quanto à taxa de crescimento é hoje mais modesta, ou, se quisermos, mais realista.

O economista-chefe da agência canadiana de rating, DBRS, afirmou ao semanário The Economist que o factor mais importante na decisão que a agência tomará sobre Portugal na próxima sexta-feira não será o défice orçamental nem a dívida, mas o crescimento económico. Recorde-se que, se a DBRS classificar a dívida pública portuguesa como “lixo”, essa dívida deixará de ser comprada ou aceite como garantia pelo BCE. Ora só em Setembro o BCE comprou mil milhões de euros de dívida pública portuguesa.

Esperemos que a DBRS tome uma decisão positiva. Mesmo com uma decisão dessas, são muitas as incertezas sobre o comportamento das exportações e do investimento em 2017. Mas a mudança de política ajudaria, se for concretizada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Rodrigues
    17 out, 2016 Avis 16:38
    Aguenta a Geringonca como eu aguentei a PAF. Estes ao menos já me meteram algum no bolso. O Passos só tirou.
  • Jorge
    17 out, 2016 Seixal 13:31
    Espantoso, de um momento para o outro já não interessa o défice, (porque será?) agora o importante é o crescimento económico. Quando houver crescimento económico será outra coisa qualquer. Não passamos disto, a politica do medo continua para estas agências, e nós por cá, por questões ideológicas continuamos a alimenta-las, não é Sr. Francisco Sarsfield Cabral...
  • Albertina Sarmento
    17 out, 2016 Anadia 10:26
    Ó sr. cabral, já pensou fazer uma parceria com a Maya? A qualidade adivinhatória é igual! :)